Com o início das aulas chegando, os mais de 50 Centros Educa Mais – escolas de tempo integral da rede pública estadual – estão realizando nesta semana, a Jornada Pedagógica, com o intuito de analisar as ações positivas e negativas do ano anterior, além de planejar e implantar novas ações a fim de garantir o melhor aprendizado dos estudantes da Rede Integral de Ensino.
O objetivo é promover o desenvolvimento dos professores por meio de discussões traçadas em aportes teóricos alinhando ações, ideais e pensamentos para debater e encontrar soluções que afetam o dia a dia da escola, tudo para a melhoria do ensino na sala de aula e, claro, com o engajamento cooperativo de toda a comunidade escolar.
“Essa jornada é um momento de alinhamento e de valorização do trabalho do professor, porque nós acreditamos que se alinharmos e ajustarmos o início do ano letivo, a gente consegue fazer certo. Estamos também trazendo pessoas de fora para fortalecer o trabalho, então é um momento muito importante na nossa escola”, explicou a gestora do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, Christiane Prazeres.
De acordo com a professora de Geografia do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, Carine Silva, a jornada pedagógica tem muita importância, pois serão discutidas as novas ações e projetos que ajudarão professores e estudantes para o ano letivo de 2020. “Essa jornada pedagógica vem para acrescentar e alinhar nossas propostas, nossas metodologias e nossas ideias que também fazem parte do planejamento de 2020 para que nossas metas sejam alcançadas”, complementou Carine Silva.
Em Coroatá, no Centro Educa Mais Hermano José Leopoldino Filho, a jornada pedagógica também está a todo vapor. Para a gestora geral Deusimar Veloso, esse é um momento para pensar em todo o trabalho que será desenvolvido na escola. “Ontem iniciamos a nossa semana pedagógica falando principalmente do trabalho que deve ser feito dentro de uma modalidade integral. A primeira coisa que mencionamos desde o início foi a dedicação, o compromisso, a responsabilidade e a interação. Todos engajados em uma mesma meta que é o sucesso escolar, o projeto de vida do aluno e o guia de aprendizagem”, ressaltou Deusimar Veloso.
“Iniciamos nossa semana pedagógica falando do método PDCA [planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act)] do ano de 2019, e hoje estamos reunidos para os cadernos da Teoria Geral do Estado (TGE), para uma melhor fundamentação teórica, para fundamentar nosso conhecimento a respeito do modelo da escola da escolha, então todo esse trabalho que será realizado durante a semana esperamos concluir com muito êxito e com a certeza do esforço de todos para o cumprimento estabelecidos para o ano de 2020”, finalizou a gestora geral Berenice Marinho.
Mais fotos:
Fonte: Seduc
31/01/2020
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI