7/05/2024 4:08 pm

Ciclo formativo sobre Diretrizes Curriculares para as relações étnico-raciais acontece na URE-Imperatriz

Participantes e formadores, no auditório da UFMA, no Polo 4 (Imperatriz)

No período de 29 de abril a 03 de maio, aconteceu na URE Imperatriz o Ciclo Formativo das Diretrizes Curriculares para as relações étnico-raciais por Áreas do Conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), para docentes da Rede Estadual de Ensino do Maranhão, dos 15 municípios que compõem a Regional.

O evento foi realizado pela Ação Educativa (Assessoria, Pesquisa e Informação), entidade sem fins lucrativos, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MA), por meio da Supervisão de Modalidades e Diversidades Educacionais (SUPMODE); e com a Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), por meio da Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI).

A ação formativa faz parte do projeto Território de Saberes: diálogos horizontais para aprendizagens significativas, por meio do uso do Mapa da Presença Negra e Indígena na Região, aplicadas às especificidades das áreas do conhecimento, a partir da sistematização do processo histórico de resistência ao racismo na perspectiva do movimento negro e indígena locais. Desta forma, o Projeto Território de Saberes se propõe a promover aprendizagens significativas e contribuir para a implementação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornaram obrigatórios o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, respectivamente.

Para a logística no atendimento de todas os centros de ensino/URE-Imperatriz, foram organizados 4 polos formativos, com os encontros acontecendo nos turnos matutino e vespertino. Com representantes do Polo 1, a formação aconteceu no dia 29/04, no município de Amarante do Maranhão, no Centro de Ensino Pe. João Batista Teixeira, com a participação dos docentes também de Buritirana;

Com integrantes do Polo 2, o encontro aconteceu em Porto Franco, no dia 30/04, no prédio do CE Fortunato Moreira Neto, com a participação também dos docentes de escolas de Estreito, Campestre, Lajeado Novo e São João do Paraíso.

Profª Suelly Leal, diretora Regional de Educação de Imperatriz, com a profª Eró Cunha (CEIRI), durante a formação em Imperatriz

Os professores do Polo 3 participaram  da formação no dia 02/05, reunidos no CE Vicente Yanez Pinzon, localizado no município de Governador Edison Lobão, com a participação também das escolas de Gov. Ribamar Fiquene, Sítio Novo e Montes Altos;

Para os representantes do Polo 4, o encontro aconteceu  em Imperatriz, no dia 03/05, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a participação de docentes de todos os centros de ensino de Imperatriz e dos municípios de João Lisboa, Davinópolis e Senador La Rocque.

Além dos momentos formativos, a Equipe da Ação Educativa realizou uma reunião com lideranças indígenas, no dia 29/04, no Sindicato dos Professores, em Amarante, com objetivo de iniciar o trabalho de construção da linha do tempo da história dos povos indígenas em Imperatriz e região.

A professora de Matemática, Socorro Bezerra, do CE Dorgival Pinheiro de Sousa, contou que gostou muito da formação, principalmente pelo resgate histórico realizado, que mostrou a participação da África, de pesquisadores negros, do povo africano e afro-brasileiros na evolução da Matemática.

“Eu achei muito importante também os exemplos práticos da aplicação de conteúdos matemáticos utilizando a cultura africana e afro-brasileira, como os fractais, os tecidos e até mesmo o cabelo, os penteados Afro, como as tranças, a Matemática também está presente”, destacou a professora Socorro.

“Como as outras áreas também foram contempladas com a formação, quando nos unirmos, iremos conseguir trabalhar de forma efetiva, o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em nossas disciplinas”, concluiu Socorro.

Para a professora Eró Cunha, coordenadora da CEIRI, esse processo formativo foi um momento para perceber as dificuldades dos profissionais da educação em trabalhar e colocar em prática esses conhecimentos africanos e afro-brasileiros dentro das diferentes áreas do conhecimento e disciplinas.

“A partir desses encontros de estudo e escutas, a equipe formadora foi trazendo sugestões e construindo coletivamente propostas de atividades com os docentes que podem ser desenvolvidas nas escolas”, comentou Eró Cunha.

“É muito importante destacar que essa formação atende o que diz, o que rege a LDB com relação à Lei nº 10.639. Então, a partir de agora, vamos ter um momento mais incisivo de acompanhamento, de observar como está sendo realizado esse trabalho nas escolas”, finalizou a professora Eró.

Ação Educativa

Fundada em 1994, atua nos campos da educação, cultura e juventude, na perspectiva dos direitos humanos; realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais; integra campanhas e ações coletivas que visam esses direitos; desenvolve pesquisas e metodologias participativas com foco na construção de políticas públicas para as necessidades e interesses da população; tem a missão de atuar em defesa de direitos educativos, culturais e da juventude, para a promoção da democracia, justiça social e sustentabilidade socioambiental no Brasil.

Formadores

Os 4 professores/as (um por área do conhecimento), que atuaram neste ciclo formativo, selecionadosvia edital, são: Prof. Dr. Francisco Andrade (Linguagens); Profª Drª Maria do Carmo Alves da Cruz (Matemática); Profª Ma. Elizângela Mendes (Ciências da Natureza); Profª Ma. Giselia Alves (Ciências Humanas).

07/05/2024
Texto: Aparecida Marconcini