20/07/2016 7:06 pm

Cintra será reformado e ganhará quadra poliesportiva e academia da saúde

Lideranças Estudantis do Cintra se reúnem com secretário Felipe Camarão

Lideranças Estudantis do Cintra se reúnem com secretário Felipe Camarão

O Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (19), durante encontro do secretário de Educação, Felipe Camarão, com estudantes do Centro Integrado do Rio Anil (Cintra), que construirá uma quadra poliesportiva coberta no prédio anexo da unidade, em substituição à quadra atual que, além de não ter cobertura, está desativada há anos, à espera de reforma. A medida beneficiará diretamente mais de 580 alunos que estudam no anexo.

Na unidade, também, será construída uma ‘Academia da Saúde’ que irá atender toda a comunidade escolar do Cintra, além da comunidade do Anil, bairro onde a escola está inserida. Os recursos para construção da quadra e da academia virão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e terá a parceria da Cemar, como patrocinadora desta ação, que representa um marco na história do Cintra.

No conjunto de ações para o Cintra está prevista, ainda, a reforma do prédio principal. A estrutura construída no final do século XIX funcionou como a Fábrica de Tecido Rio Anil até a segunda metade do século XX. No início dos anos 90, o prédio da antiga fábrica foi reformado e adaptado para receber o Centro Integrado Rio Anil. Desde então, nunca passou por uma reforma estrutural, tendo recebido apenas manutenções realizadas pela própria escola.

Com todas as obras que serão realizadas pelo Governo do Estado nas instalações do Cintra, serão beneficiados 5.983 estudantes, do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Ao longo dos seus 23 anos de história, mais de 40 mil estudantes passaram pelo Cintra, que hoje é uma das maiores escolas públicas estaduais do Maranhão.

A reforma está inserida no cronograma de obras que estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Seduc. O planejamento das obras que serão realizadas foi definido a partir de uma vistoria geral na escola realizada pela equipe de engenharia da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“Essas obras acabam de ser autorizadas pelo governador Flávio Dino e fazem parte de um conjunto de ações que o Governo tem desenvolvido no sentido de reestruturar as escolas da Rede Estadual de Ensino e construir uma educação mais cidadã neste estado”, enfatizou o secretário Felipe Camarão.

Para os estudantes, as ações representam um resgate da autoestima da comunidade estudantil. “Hoje quando a gente tem que fazer as atividades esportivas, tem que sair do anexo para o prédio principal, perder tempo, tem que agendar o horário. Com uma quadra digna, coberta, a gente vai poder praticar esporte de forma tranquila, como deve ser. Sei que esse anúncio vai mexer com a autoestima dos alunos que esperavam por isso há muito tempo”, destacou Saulo Emanoel Costa.

O anúncio das obras foi feito durante reunião com o secretário Felipe Camarão e auxiliares da pasta, como a secretária adjunta de Gestão das Unidades Regionais de Educação, Rosyjane Paula; o secretário Adjunto de Projetos Especiais, Ismael Cardoso; o secretário Adjunto de Orçamento e Planejamento, Williandickson Azevedo Garcia; além de representantes do Cintra, como a presidente do Grêmio Estudantil do Cintra, Camila Mano de Alcântara; o Secretário Geral do Grêmio e do Coletivo Viração, Saulo Emanoel Costa Nunes; a direção Estadual da União Juventude Socialista (UJS), Nélio Filipe da Silva Lobato; e o diretor do Coletivo Viração e de Políticas Educacionais do Grêmio/Cintra, Paulo César Lobato.

Fonte: Seduc
Texto: Regina Souza
Fotos/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI