14/12/2016 8:49 pm

Colegiados Escolares participam de formação promovida pela Seduc

Membros eleitos para o Colegiado Escolar participam de formação.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu nestas segunda-feira (12) e terça-feira (13) o I Encontro de Formação para os Membros Eleitos do Colegiado Escolar 2016-2018, na Unidade Regional de Educação (URE) São Luís. O objetivo é orientar sobre o papel do Colegiado e a atuação dos segmentos para torná-lo atuante e participativo, fortalecendo o processo democrático da gestão escolar no cumprimento de sua função social.

Participaram da formação organizada pela Superintendência de Gestão Educacional e Supervisão de Gestão Escolar,  cerca de 750 pessoas, entre alunos, professores, servidores e gestores escolares, distribuídos nas 12 escolas anfitriãs dos 12 polos da URE São Luís. A proposta é em 2017 levar a formação para as outras 18 UREs, em todo o estado.

A Gestão Democrática preconizada na Constituição de 1988 e na LDB 9394/96, tem como um dos fundamentos para sua construção, a constituição e o fortalecimento dos Conselhos Escolares, que é o órgão legítimo de participação da comunidade escolar nas decisões e ações da escola. No Maranhão o Colegiado Escolar que exerce esse papel e tem em sua formação a representatividade da comunidade escolar.
“Essa formação é importante no sentido de mostrar para os membros eleitos a importância do colegiado, a força que ele tem dentro da escola, já que nós queremos uma escola democrática. Muitas pessoas eleitas não têm a dimensão exata das verdadeiras atribuições que o Colegiado tem dentro da escola. Ele vem para fortalecer, ajudar a gestão escolar a vencer seus desafios”, destacou Célia Cristina Nogueira Barreto, coordenadora do Colegiado Escolar.

Colegiado Escolar

O Colegiado Escolar é um órgão constituído por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar – pais, estudantes, professores e demais servidores, objetivando a participação nas decisões da escola, no âmbito administrativo, político-pedagógico e financeiro. Emite opiniões, toma decisões, elabora diagnóstico, fiscaliza, apoia, promove e estimula a comunidade escolar em busca da melhoria da qualidade do ensino. Além disso, decide e/ou opina sobre aspectos da vida pedagógica, administrativa e financeira das escolas; delibera sobre as questões da escola, propondo alternativas e procedimentos para a melhoria da qualidade do trabalho escolar, respeitando a legislação em vigor; acompanha e avalia os resultados pedagógicos, administrativos e financeiros da escola.

Palestra sobre o Papel do Colegiado Escolar.