Com o intuito de aprimorar o Sistema de Administração das Escolas Públicas (Siaep), criado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi realizada, nesta terça-feira (8), no auditório do órgão, em São Luís, reunião com uma comissão de professores indicada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e equipe técnica da Secretaria. A ideia é aprimorar a ferramenta para garantir agilidade no trabalho dos docentes quanto ao registro das aulas, frequência, notas, entre outros.
A secretária adjunta de Projetos Especiais da Seduc, Karen Barros, explicou que as discussões ajudarão a aprimorar o Siaep com base no cotidiano do professor. “Por orientação do secretário Felipe Camarão, reunimos com os professores, que foram indicados pelo sindicato e estão na ponta lindando com o sistema diariamente, para que em conjunto discutíssemos e encaminhássemos as soluções para melhorar o sistema”, destacou.
Para a professora Dayse Soares, que é membro da diretoria do sindicato, foi um momento proveitoso para a categoria. “A gente acredita que quando se trabalha em equipe, nós podemos resolver vários problemas. Para mim, foi muito proveitoso enquanto professora de sala de aula, onde eu trouxe as dificuldades dos colegas que não puderam estar aqui. Eu vou multiplicar todas as informações repassadas e estou muito feliz por poder dar sugestões e contribuir com o processo. “Pra gente, é um momento ímpar essa parceria com a Seduc”, revelou a educadora.
O professor de Matemática do Liceu Maranhense, Marcos dos Santos, ressaltou a importância da reunião para tornar o sistema mais ágil. “O mais importante foi poder mostrar aos técnicos a realidade do professor. A ideia é que tenhamos um sistema que seja funcional, robusto, de qualidade e que atenda a nossa necessidade”, disse.
Rosyjane Pinto, assessora Especial do gabinete do secretário, destacou que a finalidade é, também, avaliar de forma mais ampla o estudante. “A ideia da Seduc é criar condições para que os professores possam avaliar de forma ampla o aluno e que seja uma ferramenta de ajuda para o professor”, enfatizou.
A reunião faz parte das atividades da comissão permanente formada por professores e técnicos da Seduc, que irá discutir e encaminhar melhorias para o sistema. “O objetivo é que ao final a gente consiga realmente criar um sistema que atenda às necessidades da rede, considerando a realidade das nossas escolas”, salientou.
Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
08/10/2019
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI