30/11/2015 8:21 pm

Comissão Estadual discute estratégias de mobilização pela Base Nacional Comum Curricular

Representantes da comissão estadual discutem estratégias para mobilização da BNC

Definir estratégias de mobilização das escolas públicas e particulares na discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNC). Este foi um dos principais objetivos da reunião que aconteceu nesta segunda-feira (30), no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), bairro Monte Castelo, em São Luís.

A Base Nacional Comum Curricular é um conjunto de direitos de aprendizagem básica das áreas de conhecimento e disciplinas, em cada ano escolar, articulados aos aspectos de vida cidadã que devem constar nos currículos da educação básica.

A Comissão Estadual da Base Nacional Comum Curricular do Maranhão, que é formada por representantes dos órgãos governamentais da educação, das entidades ligadas à educação pública e particular, universidades, sociedade civil organizada, tem como função coordenar as discussões, planejar seminários e fóruns estaduais da Base e preparar o Documento da Base Nacional Comum Curricular no Maranhão, entre outras.

Também já foram criadas 19 Comissões Regionais que terão a função de mobilizar a comunidade escolar em suas regiões, para que discutam, colaborem e opinem sobre as propostas curriculares que irão nortear a educação básica brasileira. Na próxima quarta-feira (2) será o Dia ‘D’de Mobilização pela Base Nacional Comum Curricular. No dia 14 será realizado o Fórum Estadual da Base Nacional, com a participação das Secretarias Municipais de Educação, sob a coordenação da União de Dirigentes Municipais de Educação seção Maranhão (Undime MA).

“Queremos chamar todos os secretários municipais de educação para que estejam neste fórum, onde eles serão orientados sobre como devem proceder em seus municípios essa articulação pela contribuição na construção de uma Base Nacional Comum Curricular, sólida e de qualidade para a educação de nossos estudantes”, enfatizou Maria Gorethe Santos Camelo, vice-presidente da Undime e Secretária de Educação de Serrano do Maranhão.

“A primeira versão da Base Nacional Comum Curricular foi lançado em setembro pelo governo federal e está aberta à consulta pública. A ideia é trazer a população para discutir essas propostas, apontar melhorias, definir o que os estudantes têm direito de aprender, em cada etapa da Educação Básica. Então a participação de todos pela melhoria desse documento preliminar da Base, é fundamental”, destacou a professora Silvana Machado Bastos, Coordenadora Estadual da Base e Supervisora de Currículo da Seduc.

Foto/ Matheus Marques