6/08/2019 6:56 pm

Comunidade de Paço do Lumiar celebra entrega de Centro Educa Mais completamente reformado pelo Programa Escola Digna

“Receber essa escola pronta, é muito bom e deixa a gente feliz, principalmente porque a gente passa o dia todo aqui. E ter uma estrutura mais adequada para aulas mais diversificadas, com espaço de recreação e até mesmo de descanso, é muito bom. Porque antes, a escola não era muito estruturada. Mas, agora está muito mais legal”. As palavras são da estudante Yasmin Pimentel, ao falar da emoção em receber, nesta terça-feira (6), o Centro Educa Mais Domingos Vieira Filho completamente reformado, entregue pelo Governo do Maranhão.

Em Paço do Lumiar, a festa começou com uma linda recepção com corredor humano e muita música, que animaram a entrega da escola que oferece educação em tempo integral para estudantes do Ensino Médio. A escola foi totalmente reformada e ampliada, com investimentos de R$ 1.390.000,00, que além de melhorias na estrutura de todo o prédio escolar, possibilitou a climatização de todas as salas de aulas.

“A gente vem de uma história muito boa de valorização da escola na comunidade, já reconhecida pela qualidade do ensino. E agora nós somos contemplados com esse presente que é uma escola integral, que traz inovadoras metodologias de ensino e aprendizagem, práticas de laboratórios, além de formações continuadas para professores. Temos uma escola estruturada para contribuir com a formação de cidadãos atuantes na sociedade em que estão inseridos. Isso tudo é muito gratificante”, disse Mônica Raquel Duarte, professora de Biologia.

“A esperança era muito grande e nós tínhamos certeza de que íamos conseguir esse sucesso que temos hoje. Porque com a comunidade atuante e a gestão do secretário Felipe Camarão e do governador, só poderia dar nisso que estamos vendo, uma escola linda realmente com esse nome: Digna! Digna de sucesso, digna de respeito e de ser zelada”, destacou Josenildo Saldanha, gestor da escola.

Para o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, as entregas do Centro Educa Mais Centro Domingos Vieira Filho e da Unidade Vocacional do Iema representam um grande fortalecimento na expansão do Ensino em Tempo Integral ofertado pelo Governo do Maranhão, por meio do Programa escola Digna e pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

“ É um avanço muito grande. Quando se fala em evoluir, em buscar melhores índices na educação básica, um dos caminhos é a expansão da educação em tempo integral. Os outros dois estados do Nordeste que estão à frente do Maranhão, são Pernambuco e Ceará, que apostaram na educação integral. Aqui no Maranhão, nós temos duas vertentes da Educação Integral, que são os Centros Educa Mais e os Iemas, que ofertam o ensino médio agregado à educação Profissionalizante. Dois vetores importantes para que possamos dar oportunidades para os nossos jovens de serem protagonistas, de criarem seus projetos de vida”, pontuou Felipe Camarão.

Durante uma conversa com os estudantes, o secretário Felipe Camarão reforçou: “Eu só peço a eles que estudem, que avancem na aprendizagem e no IDEB”, comentou o secretário.

“Desafio aceito. Nós já avançamos muito nos últimos anos. Saímos do 84º lugar para 4º o lugar no IDEB. E vamos chegar ao 1º lugar. Principalmente agora, com essa estrutura que ficou muito boa, com o apoio da gestão estadual que já ultrapassou a casa das 850 escolas construídas, reformadas e revitalizadas. Isso é muito significativo para o nosso estado, porque enquanto outros estados retrocedem na educação, o Maranhão avança”, disse Ivan Klinger, presidente do Grêmio Estudantil.

Ainda nesta terça-feira (6), o governador Flávio Dino realizou a entrega da unidade plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de São José de Ribamar, que foi ampliada para melhor atender a comunidade escolar. Ao longo desta semana serão inauguradas mais quatro escolas, por meio do Programa Escola Digna. Nesta quarta-feira (7) será entregue a primeira escola de Ensino Médio em Senador Lá Roque e um Centro Educa Mais em Açailândia e, na quinta-feira (8), serão entregues escolas reformadas e revitalizadas pelo Programa Escola Digna em Campestre do Maranhão e São Pedro dos Crentes.

Fonte: Seduc
06/08/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI