“Foram 10 anos sonhando com o resgate dessa quadra para a comunidade escolar. E graças ao nosso governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão, esse sonho virou realidade. Hoje, a gente só tem a comemorar e agradecer. Estamos muito felizes!”.
O depoimento cheio de felicidade e de gratidão é da professora Kátia Lima Ferreira, gestora geral do Centro de Ensino Cidade de São Luís, escola da rede estadual de ensino, no bairro da Cohab, onde nesta terça-feira (16) foi entregue a quadra poliesportiva, totalmente reformada.
A reforma geral da quadra, que era um sonho antigo da comunidade escolar, recebeu investimentos de mais de R$ 900 mil. A obra contemplou substituição da cobertura, revestimentos, piso em concreto com tela metálica de alta resistência com acabamento em pintura EPOX, pintura, instalações elétricas, limpeza geral, drenagem, acessibilidade com rampa e espaço para cadeirantes ao lado da arquibancada, entre outros itens. Também foram adquiridos e instalados todos os equipamentos esportivos necessários para a prática esportiva.
A ação do governo está beneficiando diretamente 1.481 estudantes matriculados em três turnos, além de professores e servidores que, agora, têm um espaço adequado para praticar suas atividades esportivas.
“Nós esperávamos muito por isso. E a gente fica animado, porque antes a gente jogava no pátio da escola, não era adequado. E agora a gente tem essa quadra que ficou muito bonita”, disse Selvin Monteiro, estudante do 3º ano.
“É um momento muito bacana, de glória para os alunos, principalmente para os alunos que estão entrando no 1º ano e vão poder aproveitar ao máximo. Eu só tenho a dizer que foi um trabalho muito bonito”, disse Lucas Thiago Carvalho, estudante do 3º ano.
Para o professor de Educação Física, Diego Araújo Moreira, que durante anos precisou improvisar as aulas na própria sala de aula, a quadra é uma realização.
“É uma sensação de alegria e de realização, porque quando a Secretaria de Educação faz uma obra dessa está pensando nos nossos jovens, no corpo docente da escola, na gestão, pensa na qualidade da educação e ao mesmo tempo firma compromisso com essa comunidade. Agora é zelar por essa quadra, pra que ela dure décadas”, disse o professor.
Lúcio Costa é professor de Filosofia e também comanda um projeto de capoeira na escola. Ele era só felicidade, porque agora tem um espaço amplo para desenvolver a atividade com seus alunos. “Um espaço desse é fundamental para que o aluno se desenvolva de forma integral, porque o esporte é necessário para proporcionar saúde e bem-estar físico e mental dos alunos e da comunidade”, disse o professor.
Além da quadra, a escola recebeu uma Academia da Saúde, a primeira em uma unidade escolar da rede estadual. Nos fins de semana, o espaço será aberto para a comunidade. E, ainda, uma pracinha que será mais um espaço de convivência para a comunidade escolar.
A reforma e inauguração da quadra alegrou até os vizinhos, como dona Luzia Ferreira Vieira “Dona Noca”, que mora bem em frente a escola. Durante anos presenciou os momentos difíceis da comunidade escolar, e de longe acompanhou a inauguração da escola.
“Era tudo quebrado e servia para muitos meninos fazerem besteiras. Nós tínhamos até medo de ir comprar o pão porque cedo eles já estavam aí. Agora, tá bonito, vai servir para os estudantes fazerem esporte e fica mais seguro para nós”, destacou Dona Noca.
Para o secretário de Educação em exercício, Anderson Lindoso, que nasceu no bairro da Cohab e brincou na quadra do C. E. Cidade de São Luís, a entrega foi muito especial.
“Para mim, fazer a entrega desse equipamento educacional reconstruído e entregue pelo governo Flávio Dino que tem compromisso com a comunidade escolar e com o desenvolvimento integral da juventude maranhense, tem um significado muito importante, pois na minha infância joguei aqui com meus amigos. E vi muita gente sair dessa escola e conseguir caminhar com segurança na vida”, diz Lindoso.
“É especial, também, porque junto com a quadra entregamos a Academia da Saúde e a pracinha, que ficou muito bonita. São espaços que servirão, também, para a comunidade do entorno da escola. Tenho certeza que essa comunidade vai aproveitar muito bem esse espaço feito com carinho para ela”, destacou o secretário.
Para celebrar a entrega dos espaços, foram realizadas várias competições esportivas, como uma partida de futsal entre equipes da Seduc e de professores da escola. A partida terminou com uma goleada de 14 a 2 para o time da Seduc.
Fonte: Seduc
17/03/2019
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI