19/11/2019 4:00 pm

Comunidade escolar do Centro Educa Mais São José de Ribamar realiza Gincana Estudantil sobre Sustentabilidade nos Manguezais

Centro Educa Mais São José de Ribamar

Centro Educa Mais São José de Ribamar

Instruir a comunidade escolar sobre a importância da preservação dos manguezais que cercam a cidade de São José de Ribamar e, ao mesmo tempo, despertar a solidariedade entre professores, estudantes e familiares. Com estes objetivos estudantes e professores do Centro Educa Mais São José de Ribamar, na cidade de São José de Ribamar, realizaram na última semana, a Gincana Estudantil – Sustentabilidade: Mangue ontem, hoje e sempre. A atividade que faz parte do projeto pedagógico Mangue ontem, hoje é sempre, envolveu mais de 380 estudantes das três séries do Ensino Médio Integral e foi desenvolvido pelos Componente Curricular Biologia e Química, contou com a interdisciplinaridade dos demais Componentes curriculares.

As tarefas que foram executadas exigiram dos estudantes conhecimentos interdisciplinares e específicos sobre a fauna e flora dos manguezais. Na gincana, os estudantes tiveram a oportunidade de mostrar suas habilidades e talentos naturais para a dança o teatro e a música.

O tema foi escolhido, porque o Centro Educa Mais está localizado no Bairro do São Raimundo, a poucos metros de uma área de manguezal, um do ecossistema conhecido como o berçário da vida aquática, por abrigar uma grande biodiversidade de várias espécies marinhas. Os manguezais são ambientes onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam.

Centro Educa Mais São José de Ribamar

Centro Educa Mais São José de Ribamar

“A falta de sensibilização segue sendo um dos maiores fatores para a degradação desse ecossistema, comprometendo assim a atividade de coleta de crustáceos e moluscos por parte da comunidade local. Como muitos de nossos alunos são filhos de pais marisqueiros, surgiu daí a necessidade de trabalharmos o tema em sala de aula. Despertando nos estudantes a consciência sobre esse ecossistema eles dependem muito”, disse Danielle Pinheiro, professora de Química, uma das coordenadoras do projeto.

“Achei muito importante trabalhar esse tema porque muitos dos alunos da escola, vêm de famílias que dependem dos manguezais para tirar o sustento, como o peixe, o camarão, o caranguejo. E muitas vezes esquecemos a importância desses manguezais nessa manutenção da vida marinha e da nossa vida”, pontuou Emily Vitória Ribeiro Sousa, presidente do Grêmio Estudantil Marielle Franco.

“A gincana foi importante porque rompemos os muros da escola e foi possível realizar uma atividade educativa em parceria com a comunidade do entorno da escola. Os jovens estudantes demonstraram muita competência e solidadriedade durante toda a atividade”, destacou Vera Lucia Soares da Silva, gestora geral da escola.

“Com esse projeto, além de trabalharmos a questão da sustentabilidade ambiental, trabalhamos também a solidariedade em nossos estudantes. Teve uma bateria onde os nossos alunos arrecadaram materiais pedagógicos para a Casa de Apoio das Crianças do Hospital Aldenora Belo. Foi arrecada uma quantidade muito significativa, que será entregue nessa quarta-feira (20). Então esse eco de solidariedade também foi muito importante no projeto”,  disse Adelzira Barbosa, professora de Biologia.

Mais fotos:

Fonte: Seduc
19/11/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI