“Após uma era de trevas, nossa escola está sendo devolvida à comunidade escolar. Ela volta a ser o que foi um dia, uma escola de sucesso. A palavra agora é somente de agradecimento”, revelou o ex-aluno do C.E. Maria Pinho, José Reinaldo, durante a entrega da reforma geral da escola, nesta quarta-feira (5), pelo governo do estado, no bairro Cohatrac, em São Luís. Quase 500 alunos beneficiados.
Em um clima de festa e alegria, alunos, professores e demais funcionários da escola, agradeceram pela entrega do prédio, que foi desocupado em 2014 pelo governo passado para uma reforma, contudo, não houve contratação de empresa para execução das obras e o prédio estava totalmente abandonado.
“Vou fazer 23 anos de Estado, é a primeira vez que vivo um momento como esse, vendo nossa escola revitalizada. Cada detalhe dessa reforma teve o nosso olhar. Só temos a agradecer pelas pessoas humanas, que são o governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão. Falta-nos palavras para expressar a gratidão deste momento”, disse emocionada a gestora geral, Marinete Batista.
“O ‘Maria Pinho’ estava abandonado mesmo. Mas graças a Deus temos hoje um governo comprometido e nos entrega uma escola de qualidade. Sou amiga da escola e hoje fazemos aqui um pacto para conversar esse presente que ganhamos,” destacou Lucimar Belfort.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, realçou que a cada nova escola entregue pelo governo, há um sentimento coletivo de realização. “O governador Flávio Dino entrega à população do Cohatrac uma Escola Digna, que voltará a ser referência no bairro pelo ensino e disciplina, que sempre teve. Todos estão de parabéns,” ressaltou. “Mas não podemos esquecer que a comunidade escolar tem um papel fundamental a partir de agora na conversação das salas, não riscar as paredes, as cadeiras, enfim, manter um ambiente agradável para o bom ensino e a aprendizagem”, concluiu.
O Centro de Ensino Professora Maria Pinho foi recuperado com investimentos da ordem de R$ 165 mil. As 17 salas de aulas foram totalmente reformadas, ganharam ventiladores, biblioteca revitalizada, sala de professores, cozinha, laboratório de informática, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, pátio, entre outros. Todos reformados.
A escola Maria Pinho integra a relação de escolas reconstruídas pelo Programa Escola Digna. A meta do governo do Maranhão é chegar até o meio deste ano, com 574 escolas reformadas, reconstruídas e ou que passaram por alguma intervenção. Esse número corresponde à metade das escolas da rede estadual de ensino.
Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI