11/03/2017 11:58 am

Comunidades indígenas avaliam positivamente as etapas locais da II CONEEI

foto 2

Comunidades Indígenas do Polo Barra da Corda participam de conferência local

As comunidades indígenas do polo Barra do Corda, no sul do Maranhão, avaliam positivamente as etapas locais da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (II CONEEI), realizada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As Conferencias locais, que se estendem até o dia 27 deste mês, foram iniciadas nesta semana, e têm o caráter de atividades preparatórias para a II CONEEI, prevista para ser realizada em novembro de 2017, em Brasília.

Os primeiros encontros foram realizados nas aldeias Três Irmãos (Barra do Corda), Escalvado (Fernando Falcão) e El Betel (Jenipapo dos Vieiras), e envolveu cerca de 330 pessoas entre comunidade educativa, associações locais e entidades ligadas à educação escolar indígena, representantes dos governos municipais, estadual e federal, e sociedade civil.

Entre os objetivos das conferências locais estão: discutir os avanços, impasses e desafios da Educação Escolar Indígena (EEI), a partir da I CONEEI; construir propostas para consolidação da política nacional de Educação Escolar Indígena; reafirmar o direito a uma Educação Escolar Indígena específica, diferenciada e bilíngue/multilíngue; e ampliar o diálogo para construção de regime de colaboração específico à Educação Escolar Indígena, fortalecendo o protagonismo indígena.

foto 1A avaliação das comunidades indígenas presentes nas primeiras conferências foi bastante positiva. “Eu estou aqui na Escola General Bandeira de Melo, na Aldeia Escalvado, com mais de 30 ‘liderança’ do povo Canela. A gente ‘tamo’ aqui discutindo a respeito da educação na escola que é diferenciada. Essa informação pra nós é muito importante porque a gente vai poder entender como é o trabalho dos ‘professor’ dentro da escola. Então é importante essa orientação para os povos indígenas”, disse Vladimir Rodiporo Canela, representante do povo Canela.

“Espero poder participar dos debates na conferência e trazer resultados e desenvolvimento para a nossa escola. E hoje a conferência foi boa, e assim a gente aprende compartilhando as ideias” disse a professora Sara Krakrose Canela, da Aldeia Velha, que foi eleita delegada da II CONEEI.

“Foi muito importante ‘pra’ mim que eu participei da conferência, porque um debate com outros ‘professor’. Eu gostei muito, porque até fui eleito suplente ‘do professora Sara’ e gostei dessa oportunidade que o pessoal do Estado trouxe um grande presente pra nós pra conhecer melhor a educação. Nós ‘tamo’ de olho cobrando o que vai acontecer mais pra frente”, disse Pedrinho Amaro Canela, Vice cacique da Aldeia Velha.

A II CONEEI será um espaço de diálogo e pactuação entre os povos indígenas, representantes das secretarias estaduais e instituições que lidam com a causa indígena. O objetivo é assegurar maior autonomia dos povos indígenas no âmbito da educação escolar, discutindo novos caminhos, avanços e a qualidade do ensino.

Na segunda-feira (13) as conferências locais continuam em aldeias do Polo Barra do Corda, até quarta-feira (15), a partir de quinta-feira (16) segue para aldeias do Polo Imperatriz.

Até o dia 27 deste mês serão realizados 13 encontros locais da CONEEI, com a participação de mil pessoas. As propostas construídas em cada conferência local irão compor um documento base da II CONEEI, que está estruturada em torno de cinco Eixos Temáticos: Organização e Gestão da Educação Escolar Indígena; Práticas Pedagógicas Diferenciadas na Educação Escolar Indígena; Formação e Valorização dos professores Indígenas; Políticas de Atendimento à Educação Escolar Indígena na Educação Básica e Educação Superior.

Etapas

Após as etapas locais, será realizada a etapa regional no final do primeiro semestre deste ano com a participação dos estados de Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Goiás e, posteriormente, no final do segundo semestre deste ano, da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena será em Brasília.

Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI