19/05/2022 12:00 pm

Conferências Intermunicipais Livres de Educação são realizadas com a participação de movimentos sociais e comunidade escolar

Com o objetivo de mobilizar a sociedade maranhense para um amplo debate que contribua para a construção da Política Nacional de Educação, a Conferência Maranhense de Educação (COMAE) realiza, desde o dia 11 de maio, as Conferências Intermunicipais Livres por todo o Maranhão. As conferências têm a participação de movimentos sociais, profissionais da educação, pais, professores e estudantes, e já foram realizadas nas regiões do Gurupi Maranhense, Médio Itapecuru, Cocais e Mearim, mobilizando centenas de pessoas.

Os encontros realizados de forma virtual são etapas preparatórias que vão subsidiar o debate para a COMAE, a ser realizada de 4 a 6 de julho, e tem a coordenação geral do Fórum Estadual de Educação (FEE/MA), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

“O nosso objetivo é mobilizar os setores e segmentos da educação maranhense em defesa do estado democrático de direito, que garanta uma escola pública de qualidade, inclusiva, laica e de qualidade social para todos e todas”, sinalizou a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Antonia Benedita Pereira Costa.

As Conferências Intermunicipais Livres, iniciadas em maio, estão sendo realizadas duas vezes por semana e seguem até o dia 23 de junho na região dos Lagos e Campos. A próxima Conferência será realizada na região do Médio Itapecuru, ainda no dia 18 de junho, às 18h. A última reunião foi a da região do Mearim e aconteceu no período de 16 a 18 de maio, contando com a participação de delegados de 15 municípios que compõem essa coordenação colegiada, como afirmou a Marilene Gaioso, gestora da URE de Bacabal.

“Nós tivemos a representação de delegados das UREs de Bacabal, Itapecuru Mirim, Pedreiras e Santa Inês. Além de um debate intenso e deliberações que são fruto dos debates da Conferência Maranhense de Educação, o encerramento da conferência marcou esse importante momento para a educação maranhense. Nós cumprimos essa honrosa missão de estarmos também coordenando e colaborando com o evento e estamos gratos por mais essa etapa, e por termos contribuído neste momento tão necessário de debate e de proposições para as políticas públicas nos municípios do Maranhão”, finalizou a gestora Marilene Gaioso.

19/05/2022