4/06/2020 4:56 pm

Consed promoverá cursos de apoio socioemocional a educadores das redes estaduais

Como parte do Programa de Apoio Socioemocional aos educadores das redes estaduais de todo país, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Instituto Península, realizará, na próxima segunda-feira (8), às 10 horas, o Webinar de lançamento da Plataforma Vivescer, um canal virtual, oferecido gratuitamente aos estados, com quatro cursos certificados.

A plataforma oferece jornadas de aprendizagem com foco em autocuidado, autoconhecimento e mudança de práticas; cursos com atividades práticas, atrativas e envolventes, apresentando tecnologias que podem ser transpostas para o trabalho com os alunos. A Vivescer conta ainda com uma área de interação para suporte e troca de experiências entre educadores, habilita o professor para o trabalho com as 10 competências gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

No encontro, Cecília Motta, Presidente do Consed, Leila Perussolo, Secretária de Educação de Roraima, e Mariana Breim, Diretora de Desenvolvimento Integral do Instituto Península conversarão sobre a importância de oferecer suporte para que os educadores possam equilibrar mente, corpo e emoções e vincular-se ao seu propósito de vida para enfrentar os desafios do momento atual.

O Webinar pode ser acompanhado na página da Vivescer no Facebook: www.facebook.com/Vivescer . E para receber um lembrete uma hora antes do encontro, basta se cadastrar neste endereço: https://cadastro.vivescer.org.br/webinarconsed-08-06.

Sobre o Programa

O Programa de Apoio Socioemocional foi pensado a partir de uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Península, que avaliou os sentimentos e a percepção dos educadores brasileiros em cada estágio da pandemia. Foram ouvidos mais de 7.700 professores de diferentes modalidades da Educação Básica. A pesquisa revelou, entre outros aspectos que, 88% dos professores nunca haviam ensinado à distância e 83% relataram que não se sentem preparados para ensinar remotamente e pedem treinamento. A maioria reporta nível alto de ansiedade, 69% estão muito preocupados a saúde de suas famílias, além da sua própria saúde mental e física. Também pediram apoio para que possam manter seu equilíbrio emocional e mental no período da pandemia, seja para produzir remotamente, seja para regressar às atividades em condições de lidar com os novos desafios que se apresentarão.