3/12/2019 5:53 pm

Consórcio Nordeste discute compras conjuntas de insumos e serviços para a Educação

Representantes das secretarias de educação dos estados do Nordeste discutem plano para lançamento do 1º edital

Representantes das secretarias de Educação de seis estados do Nordeste (Bahia, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pernambuco) discutiram, nesta terça-feira (3), em Salvador – BA, ações para a realização de compras conjuntas de insumos e serviços para a Educação.  Trata-se da 4ª Reunião Regional Nordeste da Câmara Técnica Permanente de Compras e Licitações do Consórcio Nordeste, que reúne os governadores em torno de ações em comum para a região e visa otimizar a aplicação de recurso público.

Representando a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, o chefe da Assessoria Jurídica, Thiago Rosado, destacou a importância do encontro para a efetivação do 1º Edital do Consórcio na área da educação. “Já estamos definindo o planejamento de ações e datas para a publicação do primeiro edital para a compra uniformizada de produtos educacionais com o intuito de tornar mais eficiente os gastos públicos e avançar ainda mais nos resultados educacionais”, explicou.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da iniciativa. “Naturalmente que temos uma lista com diversas opções de equipamentos e sistemas de avaliação. O nosso foco é em torno de quatro produtos que possamos comprar conjuntamente, a exemplo de kit escolar, carteiras e ar-condicionado. Esta iniciativa vai envolver o corpo técnico dos nove estados, com profissionais qualificados que irão fortalecer a unidade da Educação no Nordeste”, afirmou.

Para o representante da Secretaria da Educação de Pernambuco, Anselmo Carvalho, a iniciativa otimizará os gastos públicos.  “Os estados do Nordeste se uniram para realizar compras públicas uniformizadas e trazendo mais economia. Este é o nosso quarto encontro e tem sido muito proveitoso. O trabalho já avançou bastante e a expectativa agora é definir as últimas ações para, efetivamente, haver publicação do primeiro edital dessa compra uniformizada e, com isso, otimizar os gastos públicos e atingir melhores resultados na Educação”, comentou.

Fonte: Seduc/MA e Seduc/BA
Fotos: Seduc BA