29/10/2018 11:31 am

Continua até o próximo dia 08 a Olimpíada do Cintra Noturno

WhatsApp Image 2018-10-23 at 08.56.48

Turma do judô em ação na CintraNot

O Centro de Ensino Rio Anil (Cintra) dará continuidade, até o dia 08 de novembro, às Olimpíadas do Ensino Noturno, denominada de CINTRANOT. O evento esportivo, que teve início no último dia 22 (segunda-feira), é parte das comemorações pelos 25 anos do ensino noturno na referida instituição, e conta com amplo envolvimento da comunidade escolar.

Com o objetivo de levar aos estudantes uma proposta pedagógica que os conduza à reflexão sobre os eixos ciência, arte e esporte, foi criada uma vasta programação com o intuito de envolver a comunidade escolar. Mesmo tendo caráter facultativo, o esporte é bastante difundido entre os estudantes do período noturno, que inclui o EJA Fundamental, EJA Médio e Ensino Médio regular.

“O nosso objetivo maior é estimular os estudantes do período noturno a praticar uma atividade esportiva, uma vez que esse aluno não é contemplado com a parte prática da educação física, uma vez que é facultativo. Queremos mostrar para eles as modalidades esportivas, principalmente como alternativa para cuidar da saúde”, ressaltou a coordenadora de Ensino Noturno, Dayse Martins.

Os jogos ocorrem no horário noturno, e envolvem cerca de 800 alunos das seis séries do ensino noturno, nas modalidades jiu jitsu, krav maga judô, capoeira, futsal, tênis de mesa, skate, entre outras.

Rodrigo Cavalcante é estudante do terceiro ano. Participa das Olimpíadas nas modalidades de futsal, ciclismo, tênis de mesa e capoeira. Se não bastasse tudo isso é monitor, tem responsabilidade de ajudar a organizar o evento, que para ele, é muito mais que prática de esporte.

Arte, consciência e esporte mobilizam estudantes do Cintra

“É muito importante, não só na parte da prática esportiva, mas, principalmente como integração e na parte de inclusão, porque muitas vezes a gente está na escola, mas, não se conhece. E com a Olimpíada todo mundo conversa, vê as qualidades, as diferenças e aprende a respeitar. E ser monitor me ajuda a valorizar o trabalho de quem organiza um evento como esse”, disse o estudante Rodrigo Cavalcante.

Para os estudantes, de forma geral a CINTRANOT é uma oportunidade de compartilhar esforços e praticar esporte, também em busca de resultados.

“A gente vem em busca de um bom resultado no futsal, que é uma modalidade muito boa. A gente quer se divertir e competir de maneira saudável, se confraternizar”, disse Alexandre Abrantes, aluno do 3º ano.

“O objetivo vai além da questão de promover o fomento do esporte como competição. O principal é de fato fomentar uma atividade física como processo de intervenção na saúde de nossos alunos. Nós temos muitos estudantes adultos, que muitas vezes estão sem nem uma prática de atividade física. Aqui eles passam a perceber que a prática esportiva é uma questão de promover saúde física e mental. Isso é salutar e leva a uma longevidade maior”, destacou o professor Ezequias Pestana, coordenador da Divisão de Educação Física e Esporte do Cintra.

Mais Fotos:

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
29/10/2018

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI