8/10/2017 7:08 am

Convento das Mercês: espaço de todos

Sem muito alarde, o Governo do Maranhão vem realizando um valoroso trabalho de alcance social e educativo no antigo Convento das Mercês, prédio que abriga, em São Luís, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).

Na atual gestão, ações socioeducativas estão cada vez mais presentes no dia a dia da Casa, além da movimentada agenda de visitação ao prédio, que faz parte do patrimônio histórico tombado pela Unesco.

Vale lembrar que, no ano de 2016, o Governo do Estado realizou uma importante obra de reforma do imóvel, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECTUR). Com boa parte da estrutura interditada por anos, o antigo Convento passou por recuperação estrutural, reforço dos pilares com malha metálica e injeção de nata de cimento, recuperação de todo o piso e dos banheiros, revisão da cobertura, drenagem, reboco e pintura.

Logo no início do governo Flávio Dino, o prédio encontrava-se com a estrutura comprometida, escorado e com risco de desabamento. De pronto, o governador autorizou um investimento de cerca de R$ 3 milhões, exatamente para garantir a integridade e preservação deste imóvel, importante exemplar da nossa arquitetura colonial.

O governador Flávio Dino, em seguida, escolheu o antigo Convento para dar o pontapé inicial de um importante projeto de seu governo: o ‘Ponto do Saber’, um arrojado programa que pretende universalizar a internet e promover inclusão digital eficaz e gratuita a todos os maranhenses.

Com esta proposta, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), lançou em agosto de 2016 o programa ‘Ponto do Saber’, que se constitui em um telecentro conceituado, permitindo ao público o acesso a serviços online de educação e atividades multidisciplinares.

A Fundação da Memória Republicana Brasileira foi escolhida para abrigar a primeira unidade do ‘Ponto do Saber’ que, hoje, beneficia diretamente diversas famílias do Desterro, Portinho e de outras áreas do centro histórico de São Luís.

De igual modo, é importante frisar que, depois de concluída a obra de reforma do Convento, o governador Flávio Dino participou, no início do segundo semestre deste ano, da aula inaugural da Banda de Música do Bom Menino das Mercês. A solenidade marcou oficialmente a retomada das atividades da Escola de Música e da Banda do Bom Menino, após ações de revitalização e ampliação dos serviços para a comunidade.

Por meio de parceria entre o Governo do Maranhão e a empresa FC Oliveira, via Lei de Incentivo à Cultura, a Escola e Banda de Música do Bom Menino das Mercês, que corriam o risco de serem extinguidas, receberam investimentos da ordem de R$ 811.905,49. Isso proporcionou que o número de alunos subisse de 256 para 742 alunos.

O número de professores também saltou de 8 para 22 e o corpo técnico administrativo de 4 para 7 pessoas, o que permitiu maior atenção e condições de ensino e aprendizagem, vislumbrando o futuro muito melhor para todos. A revitalização da banda do Bom Menino das Mercês atende ao apelo da comunidade e assegura a continuidade de um patrimônio do povo maranhense, que cumpre um importante papel social e educacional.

Sob a maestria do governador Flávio Dino, uma dedicada equipe da Fundação da Memória Republicana Brasileira, vem trabalhando para que as ações socioeducativas seja ampliadas cada vez mais – sem alarde, como dissemos anteriormente -, em toda a área do tradicional bairro do Desterro e, desta forma, o antigo Convento das Mercês exerça sua função primordial enquanto espaço de história, educação, arte e cultura.

Felipe Camarão

Secretário de Estado da Educação

Membro da Academia Ludovicense de Letras e Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Robert Sousa