3/11/2017 4:18 pm

“Conversando com a Escola” é premiado em concurso de boas práticas de ouvidoria

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Abertura do I Seminário da Rede de Ouvidorias do Maranhão. (Foto: Handson Chagas)

O projeto “Conversando com a Escola”, idealizado pela ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi o vencedor do Prêmio Boas Práticas de Ouvidoria, na categoria “Ampliação de espaços e canais de participação social”, promovido pela Secretaria de Transparência e Controle (STC). A premiação aconteceu nesta semana, no auditório do Palácio dos Leões, durante o I Seminário da Rede de Ouvidorias do Estado do Maranhão.

Ao todo, 19 projetos de nove secretarias e órgãos do Estado foram inscritos no Prêmio Boas Práticas de Ouvidoria. A iniciativa visa reconhecer  ouvidorias públicas do Poder Executivo Estadual que promoveram o aprimoramento do controle social, ampliação dos espaços e canais de participação social na gestão e a melhoria na prestação de serviços públicos.

Para a ouvidora da SEDUC, Samira Simas, o prêmio é um estímulo para todas as ouvidorias. “Tem muita gente boa fazendo serviço de ouvidoria no Maranhão. Com a ouvidoria, nós democratizamos o acesso à informação e aperfeiçoamos a gestão e esse prêmio significa que estamos no caminho certo”, comemorou a ouvidora.

Destaque nacional

Ouvidoria Samira Simas, da SEDUC, recebeu o prêmio pelo projeto Conversando com a Escola. (Foto: Handson Chagas)

Ouvidoria Samira Simas, da SEDUC, recebeu o prêmio pelo projeto Conversando com a Escola. (Foto: Handson Chagas)

O projeto da Seduc também é dos finalistas do I Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias, promovido pela Ouvidoria Geral da União. Concorreram 71 práticas de ouvidorias públicas de todo país.

A experiência tem como objetivo compartilhar e disseminar a participação e controle social e a melhoria da gestão pública.

As boas experiências foram pré-avaliadas em três categorias: aprimoramento do controle social; ampliação de espaços e canais de participação social; melhoria na prestação de serviços públicos por meio das ouvidorias.

Observaram-se critérios como criatividade e inovação, custo-benefício, efetividade, além de simplicidade e facilidade de replicação das práticas.

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