1/03/2016 10:20 pm

Convocação de classificados no concurso para professor concretiza sonho de educadores maranhenses

“Estou ansiosa para desenvolver o trabalho pelo qual me dediquei durante todo o processo de graduação”, o relato é da professora Kelma Nobre, 23 anos, aprovada no concurso para professor da rede estadual de ensino. Ela e os demais aprovados no certame estão sendo convocados pelo Governo do Estado para escolha da cidade de lotação onde irão trabalhar. A escolha deve ser feita até o dia 4 deste mês pelo site da Fundação Sousândrade.

A convocação é mais um passo para a concretização do sonho de educadores maranhenses para a melhoria da qualidade do ensino no estado. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro, afirma que a incorporação de mais professores à rede estadual de ensino foi defendida por vários anos pela categoria e que agora o Governo do Estado transforma em realidade.

“O concurso atende a uma pauta importante do Sinproesemma, que vê como fundamental a diminuição da contratação temporária na rede estadual de ensino. Por outro lado, dá à comunidade em geral a oportunidade de ingresso no serviço público, fortalecendo a educação no nosso estado”, comenta Júlio Pinheiro.

Estão sendo convocados para escolha dos locais de lotação os candidatos concorrentes nas disciplinas de Arte, Atendimento Educacional Especializado, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Instrutor de Libras, Intérprete de Libras, Língua Estrangeira – Espanhol, Língua Estrangeira – Inglês, Língua Portuguesa, Revisor de Braille, Sociologia e Transcritor de Braille.

A lotação dos profissionais nomeados será em Unidades de Ensino nas zonas rurais e urbanas, das Unidades Regionais de Educação, definida mediante a escolha feita pelo próprio candidato, respeitando a ordem de classificação final no concurso e o quantitativo de vagas oferecidas por disciplina. Os educadores aprovados e classificados farão parte do quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Após o encerramento do prazo de escolha dos locais de lotação, na sexta-feira (4), será oficializada a nomeação dos aprovados, respeitando os critérios de escolha definidos no edital. A previsão é que todos os professores sejam empossados até o início do mês de março, iniciando o trabalho nas escolas da rede estadual.

Fonte: Secap e Seduc