30/04/2017 3:19 pm

Correntes que libertam

foto felipe camarão nova

Felipe Camarão, Secretário de Estado da Educação

Em todas as áreas de nosso Estado, os maranhenses estão vivenciando uma política voltada para o desenvolvimento, a justiça e a igualdade social, princípios norteadores neste processo de reconstrução de um Maranhão que seja consonante com suas riquezas. Os esforços estão centrados em todas as áreas, com ações conjuntas, que garantirão um Estado digno para nosso povo.

No âmbito da educação, garantir melhorias estruturais nas escolas públicas, transformando-as em um ambiente aconchegante, minimamente adequado ao processo de ensino e aprendizagem, e também em um espaço digno para a formação e justiça social, já é realidade em centenas de escolas, com o Programa Escola Digna, que dia após dia vem transformando a realidade da educação no Maranhão.

????????????????????????????????????

Murilo Andrade, Secretário de Estado de Administração Penitenciária

Além de todo o trabalho de reconstrução de escolas, em desenvolvimento pelas Secretarias de Estado de Educação e de Infraestrutura (Sinfra), iniciamos outra importante ação na área, seguindo outra vertente. O Projeto Mutirão da Liberdade, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que prevê a utilização de mão de obra carcerária, onde presos em processo de ressocialização trabalham na reforma de escolas públicas e recuperação de carteiras.

O Mutirão da Liberdade teve início no mês de março, na Unidade Integrada João Paulo II, no bairro Turu, na capital maranhense. O projeto reafirma uma importante marca da gestão estadual, que é aproveitar, como estratégia, o melhor de cada peça do Governo, como um caminho certeiro para avanços históricos. Em 2014, o então “Complexo de Pedrinhas” era o mais violento do país. Hoje, sem registro de rebeliões com mortes há mais de dois anos, o agora Complexo Penitenciário São Luís é o último no ranking. Um lugar em que presos, em vez de planejar motins, trabalham e estudam.

No prédio da escola em reforma, os serviços são só uma das inúmeras opções que o detento tem de remir um dia de sua pena, para cada três dias trabalhados. Atualmente, existem mais de 90 oficinas de trabalho em funcionamento nos estabelecimentos penais do estado, nas quais mais de 2.300 internos exercem alguma atividade profissional; e mais de mil detentos estão devidamente matriculados em salas de aula. É uma corrida de bons resultados, uma corrente do bem que, em vez de aprisionar, liberta.

São inúmeras as parcerias idealizadas, com o propósito de unir grandes ações, a favor da população. Recentemente, o governador Flávio Dino pensou simples, porém, brilhantemente, ao decidir que grande parte da produção de hortaliças, cultivadas no Sistema Penitenciário do Maranhão, passaria a ser destinada a comunidades carentes de todo o estado. Uma delas foi estabelecida entre a Seap e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF).

Outra grande oportunidade de unir os esforços da gestão, encontrada pela equipe de Governo, foi por meio do projeto “Rua Digna”, com a Sinfra. As fábricas de blocos de concreto e meio-fio, em funcionamento, hoje, nas unidades prisionais, já iniciaram a produção de mais de 120 mil peças pré-moldadas, que serão destinadas, mensalmente, aos serviços de pavimentação de vias que dão acesso a bairros mais pobres.

São ações que além de garantir aos presos um direito previsto em Lei, beneficia toda a sociedade, que enxerga na iniciativa uma medida justa de ressocialização daqueles que querem pagar por seus erros e voltar à vida em liberdade, por meio da recuperação do bem público e da assistência aos mais necessitados.

Quando pensamos na essência desse trabalho, percebemos que a união de esforços e a aplicação de boas estratégias de gestão pública, realmente, é o que define os bons resultados dessas parcerias. Ao unir essas ações à ressocialização de apenados, definitivamente, o governador Flávio Dino demonstra, mais uma vez, a sua imensa capacidade de enxergar e administrar aquilo que de melhor tem em cada área de seu Governo e pô-las em prática, em um único contexto, que é o benefício da população.

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. (Paulo Freire)

Felipe Costa Camarão
Secretário de Estado da Educação

Murilo Andrade de Oliveira
Secretário de Estado de Administração Penitenciária

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI