6/10/2022 4:02 pm

Creche do Centro e NAE recebem visita da secretária de Estado da Educação

Secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva

A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, deu continuidade à série de visitas que vem realizando aos espaços educacionais vinculados à rede pública estadual, para fortalecer o vínculo com a Seduc e conhecer de perto as demandas desses projetos. Nesta quarta-feira (05), a secretária visitou a Creche do Centro e o Núcleo Arte Educação (NAE), localizados na região central de São Luís.

Ao destacar a importância das creches construídas pelo Governo do Estado como espaços educacionais adequados, para abrigar crianças e oferecer uma educação de qualidade, a secretária ressaltou o Regime de Colaboração com os municípios, com ações do Pacto pela Aprendizagem.

“A educação é uma política pública que ajuda a estruturar todas as demais políticas, embora a prerrogativa legal do Governo do Estado seja o ensino médio, resolveu implementar duas creches, que são extremamente relevantes para apoiar, inclusive, as famílias que podem deixar os filhos e irem aos seus trabalhos. Os espaços abrigam comunidades que necessitam desse equipamento. O Governo do Estado vem lutando pela educação pública de qualidade e também apoiando as redes municipais, por meio do Pacto pela Aprendizagem”, destacou.

A Creche do Centro oferece todo conforto e segurança para mais de 70 crianças, de 1 a 3 anos, em um ambiente educacional para o desenvolvimento e aprendizagem com a educação infantil pública e de qualidade. Essa é a segunda creche em tempo integral em São Luís vinculada ao Governo do Estado, e foi inaugurada em fevereiro deste ano. A creche possui uma equipe multiprofissional de saúde e conta com psicólogo, médico, nutricionista, enfermeiro, para atender as crianças e suas famílias.

“O que desenvolvemos nesse espaço escolar é uma educação pautada na liberdade, no vínculo, na afetividade, investigação, pesquisa, na descoberta de mundo dessas crianças. A visita da secretária Leuzinete à escola mostra a sua sensibilidade, para saber o que se passa, quais são as nossas potencialidades e dificuldades e reforça o seu compromisso com a educação dedicada à primeira infância”, expressou Danielle Veras, gestora geral da Creche Centro.

NAE

Durante a visita ao NAE, a secretária recebeu um exemplar do livro “Teatro Arthur Azevedo 200 anos” das mãos do diretor do Teatro, Victor Silper. O livro mostra a relação de São Luís com o teatro ao longo de seus dois séculos de existência e possui um rico acervo fotográfico. A secretária Leuzinete Pereira da Silva destacou a importância desse espaço de educação e arte.

“O Núcleo Arte Educação faz uma articulação amorosa entre educação e cultura, para que jovens tenham a oportunidade de desenvolver seus talentos nas várias linguagens da arte. O espaço é um elemento importante de humanização e eu costumo dizer que arte propicia uma emoção diferenciada, uma alegria interior, que alimenta a alma de esperança, de fraternidade, e todos esses componentes socioemocionais são extremamente relevantes para a educação como um todo”, ressaltou.

O Núcleo Arte Educação (NAE) atende 265 alunos dos cursos de teatro, ballet clássico, dança contemporânea, violão, canto coral, piano, aperfeiçoamento em dança. Assim, com foco no protagonismo juvenil trabalha-se as dimensões da criação, da crítica, da estesia, da expressão, da fruição e da reflexão preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os alunos do NAE participam neste mês de outubro da Semana Maranhense de Dança, da Semana do Teatro no Maranhão e do Festival Maranhense de Coros (FEMACO).

O NAE é um projeto de parceria entre a SEDUC E SECMA (Secretaria de Cultura) e tem as atividades artísticas realizadas no Teatro Arthur Azevedo de segunda a quinta-feira nos turnos matutino, vespertino e noturno. O público-alvo são alunos da rede estadual de ensino.

A coordenadora do Núcleo, Ione Coelho expressou alegria pela visita da secretária ao NAE. “A vinda da secretária de educação, professora Leuzinete Pereira, ao núcleo Arte Educação representou um marco nesses 17 anos de existência, pois é a primeira vez que um gestor dessa magnitude conhece de perto o projeto. Com um olhar sensível, a secretária reafirmou a importância da arte educação e o poder transformador que ela exerce no ser humano”, exprimiu.

Também participaram das visitas à creche e ao NAE a secretária adjunta da Seduc, Nádya Dutra; e o superintendente de Planejamento e Regime de Colaboração, João Paulo Lima.

Mais fotos:

Fotos: Aretha Ramos