O Curso de Certificação Básica para Gestores Escolares registrou um número recorde de inscrições. Os interessados tinham até o dia 29 de março para se inscrever e depois de encerrado o processo de validação das inscrições, foram registrados 971 inscritos aptos para fazer o curso. Na última edição do curso, em 2018, foram inscritos cerca de 500 cursistas. Agora, será iniciado o ato de enturmação, com 22 tutores já confirmados para uma média de 44 cursistas por turma.
A formação, que começa segunda-feira (6), é promovida por meio do Programa Mais Gestão, ação integrante do Programa Escola Digna. O curso terá carga horária de 60 horas e será ofertado por meio da plataforma e-proinfo.mec.gov.br.
Nos últimos anos, o Governo do Maranhão tem feito um esforço para melhorar a educação, com prioridade para dois aspectos: infraestrutura e ensino/aprendizagem. O curso mais gestão é peça chave para garantir a continuidade na elevação dos índices educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O superintendente de Participação Social, Ismael Cardoso, ressaltou que a grande procura pelo Curso de Certificação Básica para Gestores Escolares revela a preocupação dos professores na luta por uma educação melhor. “O recorde de inscritos é uma prova de que nossos professores estão preocupados com a qualidade da educação. A Secretaria tem correspondido muito bem a esse grande desafio, promovendo formações e garantindo o fortalecimento da educação no Maranhão”, destacou.
O Curso de Certificação Básica em Gestão Escolar é critério obrigatório para professores e supervisores efetivos da rede pública estadual que queiram se candidatar para o cargo de gestor nas eleições que ocorrerão em breve. Durante a formação, os cursistas terão noções sobre gestão financeira, gestão pedagógica, direitos humanos e protagonismo estudantil, assuntos importantes para que o futuro gestor administre, de forma eficiente, a escola em que irá exercer as suas funções.
Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueredo
03/04/2020
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI