23/07/2020 9:14 pm

Curso Gerenciamento de Emoções destinado a estudantes e professores da rede pública formará agentes mediadores

Lisa Gabrielly, estudante do CE João Pessoa, em Colinas, cursista do “Gerenciamento de Emoções”

“Esse curso tem sido de bastante relevância para minha vida pessoal e, também, como educadora. Os temas são bem atuais e muito importantes. Estou gostando muito, pois tem me dado um grande suporte diante de toda essa situação a qual estamos vivendo”, expressou a professora Jozeana Moreira Lima Barbosa, que participa do Curso Gerenciamento de Emoções: Saúde Emocional no Ambiente Escolar, ofertado pelo Governo do Estado. A professora leciona no Centro de Ensino Padre João Batista Teixeira, localizado no município de Amarante do Maranhão.

O Curso Gerenciamento de Emoções formará agentes mediadores para contribuir na execução do Projeto Emaranhando Vidas. O objetivo é preparar os participantes, por meio de um amplo processo formativo, que ao final do curso estarão aptos para ajudar na execução do projeto, na promoção e prevenção da saúde emocional nas escolas da rede pública.

A ação formativa do curso será para atender estudantes, professores, gestores e coordenadores escolares, supervisores e pais de aluno, proporcionando apoio psicológico, para amenizar os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus. Nesta primeira etapa de formação, estão participando apenas estudantes e professores da rede pública de ensino.

Lisa Gabrielly de Sousa Ferreira, estudante do 3º ano do Centro de Ensino João Pessoa, localizado no município de Colinas, observou que o curso veio na hora certa no auxílio a estudantes e professores para ajudar a superar o momento de crise, causado pela pandemia do novo Coronavírus.

“O curso de saúde emocional na escola veio em um ótimo momento, pois ocupa as nossas mentes com coisas boas e estamos aprendendo mais, deixando os pensamentos ruins de lado, nesse momento de isolamento social. Há muita notícia ruim a todo instante e assim o nosso psicológico não aguenta. No curso, aprendemos mais e estamos nos preparando para um possível retorno das aulas presenciais. O espaço escolar nos faz muita falta e no final vai dar tudo certo” assegurou.

As aulas são ofertadas por meio da Plataforma digital E-Proinfo e foram direcionadas às escolas localizadas em municípios onde a ocorrência de casos confirmados da COVID-19 foi maior, causando damos emocionais aos moradores dessas regiões. Os participantes do curso já comemoram essa importante iniciativa do Governo do Estado para auxiliar no apoio emocional da comunidade escolar.

“O curso Saúde Emocional no Ambiente Escolar veio para preencher a lacuna deixada pelos efeitos da pandemia, afinal todos fomos afetados pelas consequências dessa doença de forma direta ou indireta. Quem não foi afetado pela Covid 19 teve alguma pessoa conhecida e isso também afetou nossas vidas. Daí a importância do curso, ajudar alunos, professores e demais membros da comunidade escolar a enfrentar os problemas deixados pelo vírus, sejam eles físicos, psicológicos e até comportamentais”, destacou o professor Gilberto Pinheiro, do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré.

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueiredo
23/07/2020

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI