A aula inaugural foi realizada nessa terça-feira (6), na Unidade Vocacional do IEMA de Barreirinhas, com a presença do secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, André Bello, o prefeito dr. Amílcar, demais autoridades do município, supervisores, professores e estudantes dos novos cursos de qualificação profissional ofertados na cidade turística.
“Com esses cursos os nossos jovens estão se preparando para melhorar o atendimento aos nossos turistas. São jovens que estão matriculados para o curso de inglês e outros cursos que são trazidos pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura municipal. Só temos a agradecer ao governador Flávio Dino, o secretário Felipe Camarão, e o secretário adjunto André Bello, que encabeça essas ações, e sempre trazem incentivo e mais educação ao nosso povo”, destacou o prefeito dr. Amílcar.
André Bello explicou que a cidade foi contemplada com o Programa Trabalho Jovem, do Governo do Estado, que oferece qualificação profissional. “Em Barreirinhas estão sendo ofertadas 630 vagas, cursos na área de inglês e turismo, objetivando a geração de emprego e renda, e para melhorar o turismo e, assim, melhorar a vida de toda a população. Um dia importante para o município, no qual o governo formaliza o lançamento do programa Trabalho Jovem em Barreirinhas”, apontou Bello.
No Barreirinhas, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove os cursos: Inglês Básico, Inglês Intermediário; Inglês Avançado, Inglês Instrumental aplicado a Serviços Turísticos, condutor em passeio em ambientes naturais, organizador de eventos, agente de informações turísticas.
Qualificação profissional
O Programa Trabalho Jovem foi instituído pelo Governo do Maranhão, reunindo iniciativas da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).
Os cursos/oficinas serão ofertados em Unidades Vocacionais do Instituto e Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e espaços de sindicatos, igrejas, entidades sociais, órgãos municipais, entre outros polos, resultados de parceria entre a Seduc e essas instituições. Os cursos contribuem para o acesso das pessoas ao mercado de trabalho com a formação e a prática em sala de aula, e possuem uma carga horária de 160 horas, cada, com certificação.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI