1/12/2021 2:58 pm

Dança, música e teatro marcam noite de espetáculos realizados por estudantes do Núcleo de Arte Educação

A noite da última terça-feira (30) foi regada a muita dança e belíssimas encenações teatrais realizadas pelos estudantes do Núcleo de Arte Educação (NAE), projeto desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Cultura (Secma). As apresentações marcaram o encerramento das atividades do NAE em 2021.

O palco escolhido para o espetáculo foi o do tradicional e imponente Teatro Arthur Azevedo (TAA). E, na plateia, familiares dos estudantes assistiam extasiados ao show proporcionado por esses verdadeiros artistas, que contou com apresentações de: Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Teatro.

“Ver esse Teatro cheio hoje nos enche de alegria para mostrar o resultado das atividades e amor pela arte dessas crianças. E nossos professores foram fundamentais para que esse momento ocorresse”, ressaltou a diretora do TAA, Bianka Marques.

O NAE é uma iniciativa do Governo do Estado e funciona nas dependências do TAA. Anualmente, o projeto beneficia cerca de 240 jovens e crianças, entre: estudantes da Rede Pública Estadual e filhos de famílias sem condições financeiras para custear cursos e escolas de arte. No Núcleo são ministrados cursos de teatro, ballet clássico, canto coral, violão, piano, dança contemporânea e aperfeiçoamento em dança, ofertados de forma gratuita.

Representando o Governo durante a noite de espetáculo, o subsecretário da Seduc, Danilo Moreira, ressaltou a importância desse projeto, destacando ainda que – mesmo durante a pandemia – as atividades do NAE não foram paralisadas.

O subsecretário da Seduc, Danilo Moreira, destaca a importância do NAE

“O governador Flávio Dino tem orgulho desse projeto. O NAE continuou suas atividades durante a pandemia porque a arte é resistência, e a prova disso é essa emocionante noite que vivenciamos aqui, com casa cheia – respeitando todos os protocolos sanitários, obviamente. Mas, com familiares, professores, crianças e jovens felizes do exitoso resultado de seus esforços e aprendizados”, destacou Danilo Moreira.

Durante toda a noite, estudantes e professores realizaram demonstrações de suas atividades, em formato de aula performance, apresentando os processos criativos de sala de aula ao longo do ano.

Aos estudantes da turma de Teatro, coube a missão de apresentar a performance de “Entre textos e contextos: Apolônia Pinto e Arthur Azevedo”, “Experimento I”, “Brincadeira de dançar”, “Experimento II”, “Ciganas de Paris” e “Willis”, foram as apresentações realizadas pelas turmas de Ballet Clássico. Já as turmas de Dança Contemporânea apresentaram: “Ayô” e “Dez pras seis”.

“Foi um projeto incrível! Agradeço a todos que fizeram esse momento acontecer. Sei que esse espetáculo foi muito importante para todos nós”, disse Ana Júlia Garcia Almeida, da turma de dança contemporânea.

A alegria por participar de um projeto tão inclusivo também foi ressaltada pela jovem Letícia Lindoso, da turma de Ballet Clássico. “Agradecemos por essa oportunidade que transforma vidas. Para mim, é um prazer fazer parte desse projeto”, expressou a estudante.

Em 2021, o NAE completa 16 anos de atividades, levando a centenas de milhares de jovens e crianças, a concretização de sonhos por meio da arte, dança e teatro. Jovens como a ex-aluna Nicolly de Santana Maciel, que expressou toda sua gratidão ao projeto. “Gratidão, desafio, ressignificação e amor, são palavras que definem nosso sentimento”, disse ela, que hoje é aluna do Curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão.

Novas apresentações
Os espetáculos continuam. Na próxima sexta (3) e terça-feira (7), novas apresentações devem acontecer.

Na sexta-feira (3) será a vez das turmas de Piano se apresentarem no “Concerto de Piano”, a partir das 16h, no Palacete Gentil Braga – Cine Teatro Aldo Leite, localizado no Centro.

Já na próxima terça-feira (7) será a vez dos estudantes das turmas de Canto Coral e Violão apresentarem o musical “O Fantasma da Ópera”, no Teatro João do Vale, no Centro Histórico.

Estudantes do NAE realizam noite de apresentações

Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Lauro Vasconcelos
01/12/2021

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI