17/02/2020 11:04 am

Departamento de Estado dos Estados Unidos abre inscrições para Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa

O Departamento de Estado dos Estados Unidos informa que estão abertas, até a próxima sexta-feira (21), as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI), uma iniciativa que oferece oportunidade para que professores efetivos de Inglês do Ensino Médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal realizem um curso de aperfeiçoamento de até 5 (cinco) meses nos EUA.

O Fulbright tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino transformando seus professores em líderes/multiplicadores que compartilharão e aplicarão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos, além de desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores dos Estados Unidos e de outras partes do mundo.

Para tanto, o Programa possui duração de um semestre acadêmico em universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação.

Para concorrer a uma das vagas o interessado deve: ser professor efetivo de Língua Inglesa do ensino médio; ser professor ativo – com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do Ensino Médio regular da Rede Pública Estadual e/ ou Municipal; dispender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando Língua Inglesa na rede pública de ensino médio regular; possuir licenciatura em Língua Inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2008; ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de Inglês após a conclusão da licenciatura em Letras Inglês; ter proficiência em Inglês; ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana.

Será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior e educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) e versões anteriores do Fulbright DAI não são elegíveis para essa chamada.

Cabe destacar que os candidatos passarão por três seleções – estadual, nacional e internacional. Para a inscrição, é necessário atentar para o preenchimento e envio dos documentos: Formulário 1 (deve ser preenchido pelo diretor); Formulário 2 (que deve constar informações mais detalhadas, além de necessitar que o supervisor do participante responda a alguns questionamentos); Formulário 3: Envio do Inquiry Project (proposta de projeto que possa ser desenvolvida durante o programa Fulbright DAI); Formulário 4: Currículo de Experiências profissionais do participante. O participante deve baixar esses arquivos para enviar no formato PDF para o e-mail de inscrição inscricao.adm.fulbrightma@gmail.com com o título do assunto INSCRIÇÃO FULBRIGHT DAI MARANHÃO. As inscrições com documentação incompleta ou fora do prazo serão desconsideradas.

É importante destacar que o projeto, o Inquiry Project, é um dos critérios que possui maior peso na análise. Por isso, na elaboração do projeto é necessário atentar para apresentar de forma coerente os objetivos, métodos e/ou metodologias claras, que sejam capazes de expressar seu real interesse no programa e o impacto do mesmo em sua comunidade e em sua profissão.

No projeto pode ser incluído o desenvolvimento de uma unidade de estudo sobre um tópico específico ou o uso de metodologias específicas, a criação de workshops de desenvolvimento profissional para colegas, a criação de novos materiais educacionais ou um plano de ação para instrução diferenciada ou a manutenção de populações menos favorecidas, estudantes de famílias de baixa renda ou outros jovens em situação de risco, na escola ou outros tópicos de sua escolha.

O participante deve realizar leitura completa do edital do programa do Fulbright DAI que se encontra disponível no site https://fulbright.org.br/edital/chamada-institucional-fulbright-dai-2020/ para ficar atento aos documentos que serão exigidos, posteriormente, aos selecionados na etapa estadual. Demais informações e dúvidas podem ser enviadas para o e-mail supece@adm.ma.gov.br colocando no assunto o título DÚVIDAS FULBRIGHT DAI.

Para mais informações, consulte os documentos listados abaixo.