Especialistas se reuniram neste sábado (31), para a palestra “Open Talk: Bilinguismo na Primeira Infância”, com finalidade de discutir os desafios do ensino bilíngue na primeira infância.
O secretário de Estado da educação, Felipe Camarão, participou do evento e destacou a importância da Escola Bilingue, que será implantada pelo Governo do Estado. “Nosso intuito é desenvolver o aspecto sócio-educacional dos nossos estudantes e nivelar a aprendizagem.
O bilinguismo abre oportunidades, portas para todas as pessoas e também desenvolve competências. E o Governo Flávio Dino vai implantar uma escola bilíngue a partir do primeiro ano para que as famílias de baixa renda tenham oportunidades”, enfatizou Camarão.
Para a assessora de Comunicação da Baby Tom School, organizadora do evento, Maria Botão, a ideia é oportunizar que pais e mães dialoguem com os palestrantes sobre experiências vivenciadas pelos filhos nas escolas bilíngues e entender melhor esse universo em que as crianças estão inseridas.“Nós convidamos profissionais da área, tanto professores quanto pesquisadores, para colaborarem, trazendo as suas experiências, com dados científicos, utilizados em suas pesquisas desse universo bilíngue na primeira infância.
Segundo os neurologistas, a primeira infância é a fase em que o desenvolvimento infantil acontece de forma mais acelerada. Então, nós da Baby Tom School acreditamos que esse momento é essencial para que a criança crie capacidade cognitivas avançadas, no sentido de aprender uma segunda língua”, ressaltou Samara Góis, uma das palestrantes e mestre em gestão de Ensino da Educação Básica pela Ufma falou sobre alguns pontos importantes, referentes ao ensino bilíngue tratados na palestra.
“Primeiramente, devemos ter profissionais qualificados para trabalhar na área e que tenham conhecimentos específicos, didáticos, metodológicos da língua e que tenham a concepção de bilingüismo. A escola bilíngue possui pontos bem específicos, que talvez ainda não estejam tão claros para quem está aprendendo, para os pais que tem interesse. Essas são algumas questões tratadas aqui”, exprimiu.
Entre os especialistas debatedores, estiveram Juliana Camarão, Wallyson Santos, o secretário Felipe Camarão, Samara Góis e Antônio Bacelar.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI