22/03/2018 6:45 pm

Dia da Água: escolas realizam conferências pelo meio ambiente

Estudantes promovem atividades no Dia da água

No Dia Internacional da Água, comemorado nesta quinta-feira (22), escolas da rede estadual de ensino se mobilizaram para a etapa escolar da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), primeira das quatro fases do evento. O tema da conferência este ano é ‘Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas’.

No Centro de Ensino Professora Maria Pinho, no bairro Cohatrac, em São Luís, a professora de Geografia, Avanne Dominici, que trabalha há 15 anos com educação ambiental, debateu com os estudantes sobre a importância da defesa e proteção aos rios, sobretudo, do rio Itapicaró, que é próximo à escola, com a realização do projeto ‘Amigos do Itapiracó’.

“Este é um dia para refletir como podemos cuidar as águas do Brasil, do Maranhão, da ilha de São Luís. E nós escolhemos trabalhar com o rio Itapicaró, que faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paciência. Nossa missão será cuidar do rio, fazer uma campanha de conscientização pela preservação do Itapicaró, em parceria com os órgãos competentes”, destacou a educadora.

Para a estudante Emily Brito Mesquita, que integra a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida), é uma oportunidade única participar da conferência e envolver a comunidade escolar com a temática sobre o uso dos recursos hídricos. “Sempre tive vontade de fazer parte da comissão. Entrei nesse projeto, porque acho fundamental cuidarmos de um bem tão importante, que é água”, revelou.

“Temos que cuidar dos nossos recursos hídricos, principalmente do nosso estado e de São Luís. As pessoas precisam se conscientizar disso e entrar nessa luta para ajudar a natureza”, ressaltou a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Dandara Naomy Carvalho de Almeida.

No C.E. Manoel Beckman, bairro Bequimão, foi realizada palestra com os estudantes da escola, bolsistas do Projeto ‘Reuso de Água’, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), sob a coordenação da supervisora Luizylaura Moura e participação dos alunos: Luna Clarisse Lima Guimarães, Rubem Silveira Gomes, Haymê Lorenna Lima Lira e Silas Borges Sousa Soares.

A palestra foi fruto da pesquisa bibliográfica sobre a quantidade de água disponível no mundo, no Brasil e no Maranhão e o seu desperdício. Durante a discussão, também foi tratado sobre os sistemas de abastecimento existentes em nossa cidade e a importância de economizar a água, especialmente por meio da reutilização deste recurso.

A escola também iniciou um trabalho de educação ambiental nas unidades de ensino dos bairros adjacentes, enfatizando, em especial, a importância do reuso de água dos aparelhos de ar condicionados e da chuva.

Também realizaram ações em defesa do meio ambiente e das águas e conferências escolas das Unidades Regionais de Educação de Codó e Santa Inês.

Conferência Infantojuvenil

A conferência objetiva fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino para estimular o comprometimento da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais; também busca enfatizar a participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

Cada escola deve construir ou fortalecer a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida), que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com temática sobre o uso dos recursos hídricos.

“É um momento para pensar de que fonte vem, como chega e como é tratada na escola essa água que consumimos. A ideia é fazer com que os nossos estudantes criem essa consciência da importância de cuidar desse recurso que é vital para o planeta”, explica o professor Luiz Câmara, coordenador de Temas Sócio Educacionais da Seduc.

Todas as escolas, sejam públicas, comunitárias, filantrópicas ou privadas podem fazer parte da mobilização. Os resultados das conferências nas escolas devem ser cadastrados no sistema, por meio do endereço eletrônico www.conferenciainfanto.org.gov.br, até o dia 3 de abril, no caso das escolas do Ensino Médio.

Já as escolas de Ensino Fundamental, além de fazerem o cadastro, devem eleger delegados e suplentes, estejam cursando as séries finais até o período da Conferência Estadual, e ter entre 11 e 14 anos no período da etapa nacional da V CNIJMA, que será realizada em Brasília, no período de 15 a 19 de junho.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação