15/10/2023 3:09 pm

Dia do Professor: momento para reflexão e celebração de conquistas educacionais no Maranhão

“Neste 15 de outubro, parabenizo e agradeço todos os professores do Maranhão pela dedicação e pelo empenho que têm ajudado a transformar a educação do estado. Sabemos que ainda há muito por fazer e estamos abertos ao diálogo para continuarmos valorizando esse profissional ímpar que tanto nos orgulha. O Dia do Professor é marcado por reflexão, luta e também pela celebração de conquistas educacionais. Parabéns, professores”, destacou o vice-governador e secretário de Estado da Educação do Maranhão, Felipe Camarão.

O professor Carlos Augusto, gestor do CE. Dr. Raimundo Magno Alves da Silva, localizado no município de Vitória do Mearim, acredita que o apoio do governo é fundamental para que o professor possa desenvolver suas atividades e mudar a realidade de muitos jovens. O gestor também parabenizou os profissionais pela data alusiva ao Dia do Professor.

“Ser professor é compartilhar amor, fazer o outro progredir, visualizar caminhos com segurança, autonomia, empatia e competência. Esses profissionais, aliados com ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), têm feito muitos jovens serem protagonistas de sua história, possibilitando a realização de sonhos. 15 de outubro, Dia do Professor, uma data muito especial e importante para o país. Parabéns, professores! Vocês são a base da construção da ciência, civilidade, respeito, solidariedade e tornam este mundo melhor”, elogiou Carlos Augusto.

O Governo do Estado segue intensificando as políticas educacionais, para garantir que todos os profissionais da educação sejam ainda mais valorizados. Nesse sentido, a Seduc tem realizado diversas ações para o fortalecimento da educação, como formação continuada para professores, reuniões com a classe educacional, reforma e construção de escolas para proporcionar melhores condições de trabalho a esse profissional e muito mais.

No dia 10 de outubro, a Seduc, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura, lançou, pela Plataforma Digital Gonçalves Dias (YouTube), a Jornada de Formação em Competências Digitais para Profissionais da Rede Estadual de Educação.

A Jornada vai apoiar as equipes escolares, a fim de ampliar e aprimorar as práticas pedagógicas dos docentes, gestores e a equipe técnica da Seduc, por meio de formação para o uso consciente, seguro e intencional de Recursos Educacionais Digitais (REDs) e outros métodos tecnológicos.

Mais ações de valorização – Pacto pela Aprendizagem

No âmbito do Pacto pela Aprendizagem, o governo tem como principal estratégia a promoção de formação continuada dos profissionais da educação infantil e do Ensino Fundamental.

A Formação continuada de professores da Educação Infantil, iniciada em 2021, atende anualmente, em média, aproximadamente, a 25 mil professores.

Já a formação do eixo alfabetização que compreende os profissionais do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, iniciada em 2020, tem alcançado, anualmente, em média 16 mil profissionais.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, a Expedição Formativa Maranhense, com foco no letramento em língua portuguesa e matemática já formou mais de 4,5 mil professores, nos anos de 2022 e 2023.

Outro aspecto relevante da formação docente é a realização permanente de Webinários formativos com a presença de diversos especialistas, e contam com a participação média de 3 mil participantes síncronos, somando até o momento mais de 1,3 milhão de visualizações. O governo segue trabalhando para garantir que os professores tenham os seus direitos respeitados e sigam contribuindo para a melhoria da educação em todo o estado.

Outras Conquistas

A Seduc reuniu recentemente com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), e tratou sobre precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef); concurso público para professores; eleições dos gestores; implantação das titulações e gratificações de progressão, entre outros assuntos. Sobre os precatórios do Fundef, a primeira parcela está prevista para cair no ano que vem.

A reunião com o Sinproesemma foi positiva e o governo segue com o diálogo, cumprindo as pautas, de acordo com as possibilidades técnicas e orçamentárias, para que os professores continuem tendo seus direitos respeitados e o Maranhão garanta a oferta de uma educação pública de qualidade para todos os estudantes.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI