16/01/2018 4:08 pm

Disciplinas eletivas despertam criatividade e entusiasmam estudantes dos Centros Educa Mais

07696_estudantes_apresentam_jornal_produzido_tratando_sobre_a_historia_do_fotojornalismo_6352880690271790251

Estudantes apresentam jornal produzido tratando sobre a história do fotojornalismo

As aulas nos Centros Educa Mais têm empolgado cada vez mais a participação dos estudantes. Até a próxima dia 19 (sexta-feira), nos 11 Centros que funcionam com o Ensino em Tempo Integral, localizados nos municípios de São Luís, Alcântara, Santa Inês, São Bento, São José de Ribamar e Timon, está sendo realizada a Culminância das mais diversas disciplinas Eletivas realizadas no 2º semestre de 2017, nestas escolas.

Além das aulas tradicionais de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e demais componentes curriculares do Ensino Regular, os Centros Educa Mais também oferecem disciplinas inovadoras nas mais diversas áreas do conhecimento, como:  Robótica, Protagonismo Juvenil, Iniciação Científica, Esporte, Cultura, entre tantas outras.

Eletiva sobre reciclagem apresenta peças confeccionadas por estudantes

Essas disciplinas são escolhidas pelos estudantes no início de cada semestre letivo, de acordo com o projeto de cada um, e são trabalhadas de forma integrada com as demais. Durante todo o semestre professores e alunos desenvolvem projetos de pesquisa sobre a área que, ao final de cada semestre, resultam em sua culminância, onde eles têm a oportunidade de mostrar aos colegas e a toda comunidade escolar o resultado do empenho e dedicação que tiveram em seus estudos.

No Centro Educa Mais Poeta Antônio José, em Santa Inês, a culminância das eletivas foi realizada nesta quarta-feira (15). Na disciplina de Robótica, um dos projetos desenvolvidos pelos estudantes chamou bastante atenção, que foi a simulação de uma casa automatizada que poderia ter a sua iluminação controlada por meio de um aplicativo.

“A eletiva proporciona que os alunos consigam aprender na prática o que é passado para eles nas aulas. O resultado é um material bastante didático e dinâmico para os alunos”, destacou o professor de Física, Carlos Augusto Veras Júnior, que trabalhou a robótica com os estudantes.

Outra eletiva que atraiu a atenção foi a de Investigação Criminal, trabalhada por estudantes e o professor de Química, Antewildo Freitas Cruz. “Os alunos observaram os conhecimentos dos órgãos de segurança pública e suas atribuições, como também as áreas da perícia, tanto a parte teórica, como a prática, estudando sobre isolamento e preservação, que são fatores extremamente importantes durante a investigação”, disse o professor.

Estudantes apresentam trabalho realizado com o livro ‘O Diário de Anne Frank’

Em Alcântara, a culminância também foi realizada nesta quarta-feira, e contou com a participação de toda comunidade escolar. As eletivas versaram sobre diversos temas, como Violência doméstica, Meio Ambiente e Reciclagem, Educação Ambiental, entre outras.

Em Timon, a comunidade escolar do Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva apresentou o resultado final de suas eletivas no último dia 10. Durante todo o dia, estudantes e professores presenciaram e participaram da exposição de trabalhos realizados sobre diversos temas, como Dança: corpo e movimento; Quem não se comunica se trumbica! Hello!!!; Jornal Escolar; Que língua é essa? Libras, entre tantos outros que atraíram a atenção de todos, como é o caso da eletiva realizada pelos professores Custódio Antônio (História) e Janaína Viana (Língua Portuguesa), que fez uma junção de História com a Literatura, trabalhando sobre o livro Diário de Anne Frank.

Escrito na 2ª Guerra Mundial, o livro traz relatos sobre o período do nazismo e a extrema intolerância aos judeus. “Trabalhamos nestas perspectivas: juntando a Literatura com a História, como principal objetivo o combate à intolerância que ainda existe na atualidade. Então buscamos, através de palestras, vídeos e discussões, tentar combater esta temática. Acredito que a receptividade dos alunos foi muito boa e o nosso resultado foi bem satisfatório, enriquecendo, portanto, o aprendizado dos discentes”, declarou o professor Custódio.

Professoras olham o resultado das pesquisas realizadas com a disciplina ‘Vamos viajar’

“As disciplinas eletivas fazem parte da metodologia de êxito que a escola tem, além da tutoria, monitoria e projeto de vida. Os alunos escolhem a eletiva que desejam participar, promovendo uma disciplina com alunos misturados da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Essas disciplinas mostram, de forma bem clara, que os conteúdos podem ser trabalhados por área, ou seja, ela envolve várias disciplinas e por isso os alunos gostam muito, já que, de forma interdisciplinar, ela desperta ainda mais o interesse dos discentes, além de ser prazerosa e dinâmica”, afirmou a gestora pedagógica do Centro em Timon, Elisângela Barbosa.

Silvestre Silva, de 18 anos, é aluno da 3ª Série do Ensino Médio no Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva e participou da eletiva “Baú da Felicidade, e conta um pouco sobre sua participação na disciplina e com ela o ajudou. “Esta eletiva abordava o cinema, a literatura e a MPB. Eu optei por ficar na parte da literatura, onde líamos um livro e dele criávamos uma peça, o que me ajudou muito em português, já que é uma disciplina que exige muita leitura”, afirmou.

Texto: Luana Müriella
16/01/18