A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que foi divulgado o resultado da Etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020. O processo de seleção das escolas inscritas ocorre em três etapas: Estadual, Regional e Nacional. No Maranhão, ao todo foram realizadas 122 inscrições, entre escolas estaduais e municipais.
Nessa etapa estadual, os relatos enviados foram analisados pelo Comitê Estadual, coordenado por representantes da Seduc, com o apoio de um representante da seccional da Undime e do coordenador do Prêmio no Estado. A escola referência do estado representará o Maranhão na Etapa Regional do prêmio.
O Prêmio Gestão Escolar 2020 é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e outras instituições parceiras. Teve como intuito central o reconhecimento e a valorização das escolas públicas que estão se empenhando na solução dos desafios impostos pelo afastamento social de forma criativa, inovadora e comprometida com a continuidade da aprendizagem dos alunos e do apoio aos professores e colaboradores.
Confira a classificação dos relatos de experiências pelo Comitê de avaliação, obtivemos a seguinte classificação:
1º lugar: Centro de Ensino Joviana Silva Farias, da rede estadual de Açailândia – Escola Referência do estado do Maranhão.
2º lugar: E.M. Gastão Vieira, da rede municipal de Açailândia.
3º lugar: U.E.F. Catucá, da rede municipal de Bacabal.
Conheça um pouco do relato de cada escola:
Centro de Ensino Joviana Silva Farias – Oferece Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos na cidade de Açailândia, escola referência do estado do Maranhão, irá representar o estado na etapa regional do Prêmio Gestão Escolar. A experiência da escola contou como a gestão, em parceria com os docentes e a as famílias, buscou alternativas para manter o vínculo dos estudantes com a escola apesar das dificuldades impostas pelo cenário da pandemia, que surpreendeu a todos. Com o lema “ninguém fica para trás”, a comunidade escolar abraçou as iniciativas de ensino remoto e da realização de atividades impressas para estudantes sem acesso aos meios digitais. A contínua avaliação das ações ao longo de sua realização durante a pandemia, as ações de busca ativa de estudantes, bem como a união e compromisso de toda equipe escolar em parceria com os alunos e suas famílias foi o diferencial do CE Joviana Silva Farias no enfrentamento dos desafios trazidos pela pandemia.
E.M. Gastão Vieira – escola da rede municipal de Açailândia, se destacou pelas ações de ensino à distância e pelo atendimento individualizado e presencial nos casos de estudantes que não podiam acompanhar as atividades online. Atendendo ao Ensino Infantil e Fundamental – Anos Iniciais, os desafios foram amplificados por ser este um momento importante na alfabetização dos estudantes. Para garantir a continuidade da qualidade do ensino ofertado na escola, foram elaboradas diferentes estratégias para levar o conteúdo aos estudantes, como a criação de canais no Youtube para que as professoras ministrassem as aulas, a criação de grupos no whatsapp, criação de site específico para download das atividades, assim como busca ativa dos estudantes, pesquisas e reuniões com pais e responsáveis, entrega de certificados aos estudantes destaque de cada turma, bem como a divulgação da realização das atividades por fotos dos alunos com seus uniformes estudando em casa. Aos docentes foi disponibilizada formação específica para o trabalho em ambientes virtuais, bem como apoio para o difícil momento da pandemia.
U.E.F. Catucá – localizada no Quilombo Catucá, na zona rural de Bacabal, apresentou o relato “PROJETO EDUCAMPO: Quilombo Catucá Construindo Conhecimentos, Superando os desafios de Ensinar e Aprender em Tempos de Pandemia”. A escola oferece ensino infantil e fundamental – anos iniciais para os estudantes da comunidade, compostos de filhos dos moradores do quilombo e de vaqueiros e ajudantes das fazendas nas adjacências. A realidade específica da escola e da comunidade não permitia a realização de atividades on-line, já que muitas famílias não tinham acesso à internet. Para atender a todos os alunos, foi organizado o atendimento domiciliar dos estudantes, contando com o apoio e mobilização das famílias para dar continuidade nos estudos. Foi organizado um sistema de entrega de material, sensibilização das famílias quanto às atividades e às medidas sanitárias impostas pela pandemia, recolhimento das lições elaboradas pelas professoras e devolução dessas corrigidas para os estudantes. As atividades impressas foram levadas às casas em carrinho de mão, juntamente com materiais didáticos como folhas de papel, giz de cera, lápis, borracha e livros paradidáticos. As professoras se mantiveram na escola no período da pandemia para realizar esclarecimentos aos alunos e orientar as atividades com atendimento individualizado. A vivência comunitária e solidariedade entre os quilombolas, bem como o entendimento do quilombo quanto uma comunidade educadora, fizeram a diferença para superar os desafios impostos pela pandemia.
Dedicamos, aqui, nossa homenagem a todas as escolas do Maranhão, nas figuras de seus gestores escolares e toda comunidade que, mesmo diante de todas as adversidades impostas nesse período, enfrentam corajosamente o desafio de continuar ofertando uma educação de qualidade aos estudantes maranhenses nesse período da pandemia de 2020.
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