9/04/2020 4:29 pm

Docentes do Centro Educa Mais produzem álcool em gel para doação em São João dos Patos

Estão sendo produzidos dois tipos de álcool para doação

Estão sendo produzidos dois tipos de álcool para doação

Inciativas que fazem toda a diferença. A solidariedade e vontade de fazer o bem pela comunidade são os sentimentos que tem motivado a equipe gestora e professores do Centro Educa Mais Josélia Almeida Ramos (CEJAR), em São João dos Patos. A baixa renda das comunidades carentes do município fez com que unissem forças e partissem para o laboratório de Química e Biologia da unidade escolar para fabricar álcool em gel, produto que auxilia na prevenção ao Covid-19.

A gestora geral do ‘Josélia Almeida Ramos’, Rosilandia Vieira, conta que a iniciativa partiu da professora de Química da unidade escolar, que desde a suspensão das aulas presenciais têm usado os equipamentos do laboratório da escola para a fabricação do produto, que está sendo doado às comunidades do entorno, funcionários e servidores do centro de ensino. Ela conta ainda que a produção tem também auxiliado a suprir a demanda, uma vez que os comércios e farmácias do município já estão com escassez do produto.

“A primeira produção foi na primeira semana em que as aulas foram suspensas. Nós da equipe gestora estávamos trabalhando e a professora de Química veio à escola e pediu para usar o laboratório. Daí, na semana seguinte, como faltou nos comércios e ninguém estava conseguindo comprar, veio o insight para nós fazermos em maior quantidade e, assim, doarmos para a comunidade”, declarou Rosilandia.

Estão sendo produzidos dois tipos de álcool no laboratório escolar, o em gel e o álcool etílico, chegando à produção de cerca de 20 frascos dos álcoois

Estão sendo produzidos dois tipos de álcool no laboratório escolar, o em gel e o álcool etílico, chegando à produção de cerca de 20 frascos dos álcoois

O uso do álcool em gel é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para a devida higienização das mãos, a fim de evitar a transmissão e propagação do novo coronavírus.

No Cejar, a ação tem mobilizado os demais professores do Centro Educa Mais, que abraçaram a ideia e tem ajudado na produção, auxiliados pela professora de Química, Adriana Carvalho de Sá.

“Os professores estão trabalhando em trio, respeitando os cuidados necessários, principalmente utilizando máscaras de proteção e mantendo a distância recomendada para a segurança de todos nesse momento”, destacou Rosilandia.   Já Adriana de Sá explica que estão sendo produzidos dois tipos de álcool no laboratório escolar: o em gel, sendo distribuído em frascos de 50ml, e o álcool etílico – a partir do etanol, sendo produzido em frascos de 1l, chegando à produção de cerca de 20 frascos dos álcoois.

A professora esclarece ainda que os álcoois que estão sendo produzidos no laboratório do Centro Educa Mais foram estudados, analisados e padronizados seguindo as orientações da OMS, para que a produção ficasse dentro das normas que atendem à higienização e também aos quesitos dermatológicos.

Adriana complementa ainda que, a falta do álcool na cidade foi um dos incentivos para o início da produção, mas principalmente a falta de recursos financeiros dos estudantes e suas famílias para adquirir o produto é que foi sua maior motivação.

“Como educadora, a importância é também de solidariedade, pois sabendo a realidade dos nossos alunos, compreendo que os mesmos não têm condições financeiras para adquiri-los. A escola nesse momento tem que ser solidária, já que temos esses produtos em nosso laboratório”, disse Adriana.

A ação tomada pela gestão e professores do Cejar busca trazer soluções práticas para as demandas, principalmente nesse período de crise pelo qual passa a sociedade. E a iniciativa tem sido muito bem vista e aceita pela comunidade de São João dos Patos.

“Para mim foi muito bom, pois há tempos o álcool em gel esgotou dos comércios de São João dos Patos. Então, para mim, essa ação foi muito importante. Quero aproveitar e parabenizar a equipe da escola por essa inciativa”, declarou Amanda Almeida Silva, que é copeira do Centro Educa Mais.

“Nós vamos à escola pegar o álcool que eles estão doando; uma iniciativa muito boa da escola, porque aqui na cidade a gente não encontra mais para comprar e eu gostei muito desse objetivo da escola. Estão todos de parabéns”, afirmou Eliene da Silva e Silva, que também exerce a função de copeira no Cejar.

Ainda segundo Rosilandia, mesmo com todas as alterações na rotina de trabalho, a produção não vai parar e logo eles partirão para uma receita com a utilização do etanol, com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e também orientados pela professora de Química.

“Considero nossa ação um diferencial. No cotidiano escolar ensinamos muito sobre solidariedade e estamos tendo mais uma oportunidade de praticar. Nesse momento tão difícil que a humanidade está vivenciando, as pequenas ações fazem a diferença. É um exemplo também de trabalho em equipe e a certeza de que nossas atitudes definem nosso compromisso com a comunidade e com a função social da escola”, concluiu a gestora geral.

Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Divulgação
09/04/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI