Desde que foi instituída na rede pública estadual de ensino do Maranhão, a educação em tempo integral se consolidou como um instrumento educacional imprescindível para a melhoria da qualidade da educação no estado. Hoje, o modelo de ensino é desenvolvido em 57 Centros Educa Mais, 34 Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMAs) Plenos e em duas Creches de Educação Infantil (Creches do Centro e da Liberdade).
A criação do Programa Escola em Tempo Integral pelo Governo Federal é mais um importante passo para fortalecer a educação no país. O texto prevê assistência técnica e financeira da União aos entes federados para aumentar matrículas no ensino básico em tempo integral.
“A formalização deste modelo, enquanto programa federal, é um passo seguro para efetivação de uma educação mais completa e ampla, que proporcione aos alunos uma formação que vá além do conhecimento acadêmico”, ressaltou o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão.
Felipe Camarão destacou alguns aspectos sobre o Programa Escola em Tempo Integral – confira a entrevista.
De que forma as ações do “Escola em Tempo Integral” podem fortalecer ainda mais a educação no Maranhão?
Felipe Camarão – A criação do programa foi fundamental porque esse modelo de educação produz resultados positivos na vida dos estudantes. Em nossos Centros Educa Mais e Iemas Plenos, os alunos são encorajados a desenvolver suas competências intelectuais, sociais, culturais, físicas e emocionais; conquistando assim o seu protagonismo e podendo traçar seu projeto de vida. Os Educa Mais e os Iemas são os dois modelos de educação integral do nosso estado que, com total convicção, afirmo que se trata de um modelo educacional exitoso. E que iremos seguir expandindo, agora junto ao Governo Federal. O investimento previsto é de R$ 4 bilhões. O Ministério da Educação (MEC) vai garantir assistência técnica-pedagógica para as redes estaduais e municipais, orientando sobre definição de currículo e da carga horária.
Qual a meta do Governo Federal com a implantação do Programa?
Felipe Camarão – O Governo Federal pretende ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral ainda em 2023. O objetivo é chegar a 3,2 milhões de matrículas nesse formato até 2026. As escolas terão carga horária igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais. A meta 6 do Plano Nacional de Educação é oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.
O programa do Governo Federal prevê assistência técnica e financeira às redes de ensino para induzir a criação de novas matrículas em tempo integral. No Maranhão, há experiência semelhante?
Felipe Camarão – Sim. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), criou o Programa Mais Integral, que concede apoio técnico financeiro a municípios, para estimular a implantação de escolas em tempo integral nas redes municipais. A ação do governo visa o fortalecimento do regime de colaboração entre a Seduc e as Secretarias Municipais de Educação, para promover a melhoria do fluxo escolar e a elevação dos indicadores educacionais em todo território maranhense.
A criação do Programa Escola em Tempo Integral foi comemorada por boa parte da população brasileira. Como você avalia esse otimismo?
Felipe Camarão – Avalio de forma positiva porque também acredito que as ações do programa irão melhorar os indicadores de aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes de toda a educação básica. Experiências exitosas no Maranhão e em outros estados revelam que o modelo de educação em tempo integral fortalece a aprendizagem e possibilita uma formação mais ampla para o estudante. Com a criação do programa, o Governo Federal deu um passo importante rumo ao desenvolvimento.
Fonte: Seduc
15/08/2023
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