“Ontem um menino que brincava me falou/Que hoje é semente do amanhã.” Esses versos de Gonzaguinha ecoam no coração de quem acredita que a escola tem um papel fundamental na transformação social. No Dia Internacional da Educação, é oportuno refletimos, que a educação pública, além de um direito, é uma necessidade nos vários cantos do país. No Maranhão, temos trabalhado nessa perspectiva, buscando ser presença, compromisso e entregas efetivas na vida das crianças, adultos e jovens que fazem parte desta política pública inegociável.
Para nós, celebrar esta data passa por olhar as conquistas do percurso e renovar, diariamente, a convicção de que a educação é o alicerce para o futuro e edifica, no presente, um caminho sólido. Nestes primeiros nove meses à frente da Secretaria de Estado da Educação, busquei inspiração naqueles que fazem o dia a dia da escola e percorremos o território maranhense de ponta a ponta, com os pés no chão e os olhos nos sonhos de nossos estudantes. A cada escola visitada, cada professor ouvido, cada comunidade acolhida reforça nossa certeza: investir em educação pública é investir em dignidade, mobilidade social e justiça.
Assim, nosso trabalho também vai se materializando em ações estratégicas. O Plano IDEB 6.0, por exemplo, mobiliza gestores, professores e técnicos da rede estadual com metas claras para as unidades em Tempo Integral – nossos Centros Educa Mais – com foco no acompanhamento pedagógico intensivo e na recomposição das aprendizagens. O objetivo é único: garantir qualidade e equidade para todos os estudantes.
Destaco ainda que há dez anos, o Regime de Colaboração, que nasce a partir do artigo 211 da Constituição Federal, consolida uma parceria histórica entre estado e municípios, fortalecendo o Pacto pela Aprendizagem e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Os 217 municípios maranhenses trabalham unidos para superar os desafios na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, com resultados já visíveis.
Estamos também ampliando esse suporte às redes municipais, através da distribuição de quase 105 mil exemplares do Material Didático Complementar em Língua Portuguesa, coletânea para docentes e estudantes de 1º e 2 º ano. A ação exitosa, em breve, será expandida para outros segmentos – em mais uma collab com a Associação Bem Comum, a Associação Nova Escola e a Fundação Getúlio Vargas.
No mesmo caminho, avançamos também com o Maranhão Alfabetizado, programa que une estado e municípios na missão de levar alfabetização a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na idade certa. Com o apoio de parceiros como a Fundação Sousândrade e o Banco do Brasil, o programa já alcança comunidades rurais, assentamentos e zonas urbanas em municípios como São Pedro dos Crentes, Nova Colinas e Sambaíba. Toda transformação começa com o direito à palavra e à leitura.
Outro imperativo para nós é a nossa juventude! Com o Pé-de-Meia, em parceria com o Governo Federal, garantimos apoio financeiro a mais de 218 mil estudantes do ensino médio, reduzindo o abandono escolar. E com a Bolsa Estudante Destaque Universitário, medida assinada pelo governador Carlos Brandão este mês, apoiamos jovens oriundos da rede pública que ingressaram no ensino superior. Eles receberão R$ 1.000 mensais para permanência na universidade — prova de que talento e mérito florescem em todo o território maranhense.
Em 2025, entregamos reformas, ampliamos unidades e expandimos o ensino técnico-profissional com o lançamento do Qualifica Maranhão. As unidades móveis do programa irão levar cursos itinerantes (corte e costura, mecânica, gastronomia e outros) às comunidades, conectando educação ao mundo do trabalho. Escutamos as demandas das escolas, dos professores e das famílias, porque só se avança com políticas feitas a muitas mãos.
Neste Dia Internacional da Educação, reafirmamos nosso pacto com ações e presença. Como ensinou Paulo Freire, a “educação não transforma o mundo sozinha — ela muda pessoas. E pessoas transformam o mundo.” Seguimos honrando a trajetória construída por todos os gestores que já passaram pela Seduc, também com os olhos no futuro: por cada estudante que sonha, por cada educador que resiste, por cada família que acredita.
A educação do Maranhão é um compromisso vivo. E renasce, todos os dias, em sala de aula.
Jandira Dias
Secretária de Estado da Educação do Maranhão
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI