28/08/2020 4:30 pm

Educação e tecnologia: ações do Governo do Maranhão são destaque nacional

A exitosa ação do Governo do Maranhão, realizada por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em disponibilizar 90 mil chips de dados para estudantes da rede pública estadual que não têm acesso à internet e, ainda, o uso de plataformas digitais gratuitas para que eles continuem suas atividades remotas, têm sido destaque e chamado atenção de instituições de outros estados.

O superintendente de Tecnologia da Informação da Seduc, Edilson Machado, explica que a divulgação dessa ação fomentou a procura de outras instituições e a realização de reuniões virtuais foi a forma encontrada pela Secretaria para o compartilhamento dessas informações e orientações quanto ao processo de aquisição desses chips de internet e, ainda auxiliar gestores municipais na implantação de plataformas digitais gratuitas para a continuidade das atividades não presenciais de professores e estudantes.

“Já reunimos com parceiros da Fundação Lemman, além de membros dos gabinetes de deputados federais e da Secretaria de Educação do estado de Pernambuco. É uma satisfação enorme poder dividir com outras instituições as soluções que o Governo do Maranhão tem encontrado para que os estudantes da rede não fiquem sem aprendizado nesse momento tão difícil de pandemia pelo qual o mundo todo tem passado”, disse o superintendente.

Edilson Machado reforça, ainda, que além das orientações quanto ao chip, a Seduc tem sido procurada, por meio da Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, para dar suporte às Secretarias Municipais de Educação que tenham interesse em implantar o Google for Education, uma plataforma educacional colaborativa, desenvolvida pelo Google, que possibilita às escolas, professores e estudantes extrapolarem a sua criatividade no uso da tecnologia em sala de aula.

“Desde 2015 a Seduc possui convênio gratuito com a Google para disponibilizar as ferramentas de ensino a distância do GSuite, que é um conjunto de ferramentas desenvolvido para que professores e alunos aprendam e inovem juntos, e uma solução fantástica que proporciona um suporte educacional adequado para esse momento de insegurança. E nós entramos também nesse circuito para auxiliar as secretarias municipais que se interessarem nessa implantação. Esse momento mostra que é ainda mais necessária a divisão de conhecimentos e sempre que for necessário, estaremos aqui, prontos para difundir cada vez mais essa e outras importantes ação do Governo do Maranhão,” concluiu Edilson Machado.

Texto: Letícia Pinheiro
28/08/2020