11/02/2017 3:04 pm

Artigo: Educação Integral é realidade na rede pública do Maranhão

Felipe Camarão – Secretário de Estado da Educação
Jhonatan Almada – Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

 

 A Política de Educação Integral no Maranhão já é realidade. Em dois anos de gestão, o governador Flávio Dino chega ao número de 18 escolas de educação integral em funcionamento neste ano, em todo o estado, incluindo as unidades de ensino médio acadêmico, como é o caso dos 11 Centros de Educação Integral (Educa Mais) e de educação profissional, através dos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iemas), além da construção em andamento dos Núcleos de Educação Integral em nove municípios do estado.

Os Centros Educa Mais, os Iemas e os Núcleos são três linhas mestras definidas pelo governador, desde o primeiros dias de gestão, para a implantação da Educação Integral do Maranhão, em curto prazo. Tal política vai além da oferta do ensino em tempo integral, pois visa a formação integral do estudante maranhense, sobretudo, assegurando-o todas as condições para que, a partir da educação escolar, sua realidade seja transformada e esse estudante seja protagonista de sua própria carreira.

Os centros ‘Educa Mais’, como foram denominadas as escolas de educação integral, representam um novo modelo de escola pública que objetiva principalmente desenvolver todas as suas dimensões do estudante – intelectual, social, cultural, física e emocional -, para que o estudante adquira as competências que a vida e o mercado de trabalho exigem. As ações educativas nesses centros são integradas e envolvem família, professores, gestores e a comunidade na qual está inserido.

Um dos centros está localizado no bairro Coroadinho, em São Luís, o Dorilene Silva Castro. Lá os estudantes contam os dias para que a escola integral inicie suas atividades. Daniel e Thalia, assim como centenas de outros jovens da comunidade, vivem a expectativa de ter a escola transformada em Centro de Educação Integral. “Agora nós, adolescentes e jovens do Coroadinho, vamos ter com que ocupar a mente e nosso tempo. Porque se a gente têm aulas pela manhã, no turno da tarde vai continuar na escola fazendo as oficinas, praticando esporte, aprendendo, produzindo e interagindo. Eu terei só um ano para aproveitar, mas, quem está chegando para o primeiro ano, terá muito tempo para aprender e crescer como pessoa”, expressou Thalia Oliveira, de 19 anos.

Já Daniel Mota traduziu o sentimento da comunidade em relação a esse novo modelo de escola: “É um momento muito feliz e especial, tanto para mim, quanto para a minha comunidade, que é muito carente, precisa muito ser vista de forma positiva e valorizada para tirar esse estigma de violência. Ter uma escola em tempo integral, com ensino mais avançado, que desperte nos jovens as suas potencialidades, é muito bom!”, disse.

É esse entusiasmo e motivação dos estudantes que servirão de mola propulsora para que, nos centros ‘Educa Mais’, eles recebam o incentivo e apoio necessários para a construção de seus projetos de vida com base em suas potencialidades e vocação.

Neste primeiro ano de implantação, foram abertas 2,3 mil vagas nos 11 centros para atender principalmente estudantes residentes nos bairros próximos a essas escolas. Também foram selecionados educadores nos diferentes componentes curriculares e gestores para atuar nos centros de Educação Integral em dedicação exclusiva e com gratificação de incentivo. Essa, sem dúvida, é mais uma conquista para educação maranhense e impactará a médio e longo prazo nos indicadores educacionais do estado.

Os professores e gestores escolares dos centros ‘Educa Mais’ receberão, ainda neste mês de fevereiro, formação inicial para alinhar o trabalho pedagógico e fortalecer a política de educação de Educação Integral.

A previsão é que na primeira quinzena de março essas escolas já estejam funcionando em São Luís, Timon, Alcântara, São José de Ribamar e São Bento. Até lá o governo trabalha na reforma e adequação desses espaços, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), para que ofereçam todos os ambientes necessários como: auditórios, laboratórios, sala multifuncional, biblioteca, quadra poliesportiva, vestiários, refeitório, entre outros. Tudo para garantir que o jovem tenha formação plena. O investimento para a construção de cada Núcleo é da ordem de R$ 5,5 milhões.

Outro caminho para levar a política de educação em tempo integral a todas as regiões do Maranhão são os Núcleos; nove deles já estão sendo construídos em diferentes municípios considerados pólos, destes, dois estão com as obras em fase avançada como é o caso de Pinheiro e Barra do Corda. Em regime de colaboração, os municípios fizeram a doação dos terrenos e o Governo do Estado, por intermédio da Sinfra, se encarrega da edificação; a gestão (administrativa, pedagógica e financeira), estrutura e funcionamento é responsabilidade da Seduc.

Os Núcleos funcionarão como um modelo de transição nos quais os estudantes da rede estadual e municipais poderão complementar os componentes curriculares da escola regular com atividades extracurriculares voltadas ao esporte, cultura, artes, prática laboratorial e etc., respeitando o arranjo produtivo local e, com o foco no protagonismo juvenil.

Esses espaços educativos representam, também, um caminho mais curto para que os jovens maranhenses recebam formação integral em tempo integral, proporcionando-lhes todas as condições para que construa seu futuro, a partir de sua vocação. A meta do governador Flávio é que sejam entregues à comunidade escolar no final deste ano.

O IEMA é a instituição responsável pela implementação da política de educação profissional e tecnológica, trazendo como inovação seu modelo pedagógico e a oferta do ensino médio técnico de tempo integral. Suas unidades constituem a primeira rede de educação profissional do Governo do Maranhão, saímos do zero para 7 unidades plenas em 2017 com cursos técnicos que estimulam o empreendedorismo, a construção dos projetos de vida de nossos estudantes e o desenvolvimento dos arranjos produtivos.

A educação integral é uma realidade do presente e se constituirá no maior legado do Governo Flávio Dino para a história das políticas educacionais. Se antes havia lacunas e ausências, finalmente temos uma resposta do poder público com instituições concretas e capazes de serem portadoras dos sonhos de uma nova geração de maranhenses.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI