27/01/2021 10:44 am

Educação que muda as pessoas!

A melhor definição de educação vem do notável educador que impactou a história da pedagogia no mundo, o patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, que defendeu: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” Freire se refere ao conceito de transformação pessoal, por meio do qual as pessoas, pela educação, passam a tomar decisões conscientes, traçam caminhos para alcançar seus sonhos e objetivos de vida e, ainda, tornam-se protagonistas dos espaços sociais onde estão inseridas.

Essa é a mesma concepção de educação pública implementada, no Maranhão, pelo governador Flávio Dino, desde o ano de 2015 e que o fez ser reconhecido, nacionalmente, como o governador que mais investiu em educação, notadamente por compreender que o desenvolvimento de uma sociedade passa, essencialmente, pela educação. Um governo que tenho a honra de compor como gestor da política educacional.

Nessa missão, acompanho de perto a evolução dos indicadores educacionais maranhenses, que seguem em crescimento consistente. Faço isso, atentamente, com uma visão sistêmica da rede pública maranhense, tanto no âmbito estadual, como em cada rede municipal, como é o caso de Pedreiras, que é o objeto central dessa magnífica obra literária de autoria do professor Marcus Periks Barbosa Krause.

Marcus Periks é um educador nato que, ao longo dos anos, dedica-se, com afinco, a serviço da sociedade, militando na educação. Sempre com a bandeira da formação cidadã e das causas sociais, o professor Marcus tem nosso reconhecimento e respeito pela missão que exerce, com maestria, no serviço público. E, ao receber seu convite para participar deste livro, senti-me privilegiado por contribuir com uma peça literária de extremo valor para a educação maranhense e, quiçá, nacional.

Faz-se necessário destacar que “Memória e História da Educação de Pedreiras” traz à pauta um itinerário de superação e um resgate histórico que resultou na formação de milhares de pedreirenses que, hoje, ocupam lugar de destaque na sociedade. Um legado que merece ser realçado não somente para a atual geração, mas para as vindouras.

Este livro representa uma fonte de estudos e pesquisas a respeito dos resultados e avanços do Ideb no Maranhão e em Pedreiras, a série histórica na Educação Infantil, Anos Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, bem como metas e desafios para cada nível de ensino. Na obra, também, consta um mapa dos estabelecimentos de ensino do município, com um histórico de cada unidade e sua relevância no processo de ensino e da aprendizagem dos filhos e filhas de Pedreiras e dos municípios circunvizinhos.

O autor presta homenagem aos baluartes da educação pedreirense, personalidades que, coletivamente, construíram o cotidiano escolar e que fizeram da educação de Pedreiras uma referência pela solidez de seus projetos direcionados à promoção da dignidade humana, aliando saberes tradicionais, arranjos produtivos locais à pedagogia.

Entre os destaques citados, nesta obra, está o Pacto pela Aprendizagem, instituído no âmbito da Política Educacional Escola Digna, pelo governador Flávio Dino, para fortalecer a colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação e as Secretarias Municipais de Educação, com ações para melhorar os indicadores e a realização de metas dos Planos de Educação, especialmente da alfabetização e aprendizagem, na idade certa, de todas as crianças do Maranhão.

Com o Pacto, o Governo do Maranhão objetiva garantir que os direitos à educação sejam respeitados, que nenhuma criança seja retirada da escola para dar vaga a filhos de pessoas que se julgam importantes, que nenhuma criança tenha que deixar a escola porque precisa trabalhar ou porque não consegue avançar nos estudos.

Que, ao lançar mão desta obra, o leitor seja estimulado a ‘esperançar’, ainda mais, a educação como instrumento de transformação social e dignidade aos maranhenses. Desejo uma leitura ativa e que sigamos com a certeza de que educação é terra fértil para um futuro de justiça e desenvolvimento humano.

Felipe Costa Camarão

Secretário de Estado da Educação e Reitor IEMA

Membro Titular do Fórum Nacional de Educação – FNE

Membro da Academia Ludovicense de Letras e Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão