30/11/2018 4:21 pm

Educadores participam de Seminários Formativos da BNCC

Com o objetivo de estender e aprofundar os conhecimentos sobre a Base Nacional Curricular Comum – BNCC, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem promovido Seminários Formativos, que acontecerão até o dia 19 de dezembro e visam tornar a BNCC mais conhecida e analisada por todos os educadores maranhenses.

A Base Nacional Comum Curricular é um conjunto de direitos de aprendizagem básica das áreas de conhecimento e disciplinas, em cada ano escolar, articulados aos aspectos de vida cidadã que devem constar nos currículos da educação básica.

Dessa forma, os seminários são ações que visam a ampla discussão para construção de uma BNCC sólida e que atendam às necessidades educacionais das crianças, adolescentes e jovens de todo Brasil.

A ideia é garantir um processo democrático e inclusivo na construção documento curricular, como explica o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. “É um avanço, acima de tudo democrático, dialógico e de atualização, trazendo modernidade para a educação básica. E o Estado, por meio da Seduc, auxilia os municípios nessa construção do documento, com tratamento horizontal com as prefeituras, como tem que ser”, destacou.

Prevista em lei, a BNCC deve ser obrigatoriamente observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas e rurais, e define os conhecimentos e habilidades essenciais para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, respeitadas as diversidades e autonomia locais, promovendo aprendizagens que façam sentido para todos os estudantes.

No Maranhão esta construção está acontecendo por meio da realização de Seminários Formativos realizados em seis macrorregionais do estado, conforme os princípios de uma sociedade justa, igualitária, com equidade social, como a Base prevê, e com a participação de todos os profissionais da educação especializados, das Secretarias Municipais de Educação (SEMEDs) e compactuado em regime de colaboração com os parceiros: Seduc, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e Conselho Estadual de Educação (CEE), além do apoio técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que auxilia na organização dos Seminários.

“Até o momento já foram três Seminários, o primeiro em Chapadinha, com aproximadamente 172 participantes, em Santa Inês, com 300 participantes e em Barra do Corda, com aproximadamente 150 participantes”, declara Socorro Fortes, coordenadora estadual da Seduc para a implantação da BNCC no estado.

Educadores participam de Seminários Formativos

Os Seminários têm como público-alvo professores, secretários de educação, gestores escolares, representantes dos conselhos estaduais e municipais de educação, articulares regionais, técnicos das SEMEDs, além de prefeitos municipais.

Para a articuladora regional da UNDIME em Presidente Dutra, Ana Célia Alves da Silva Borges, essa construção que está abrindo oportunidades para todos os professores do Maranhão, em especial para os grupos de trabalho que foram formados em cada cidade, onde cada professor está tendo a oportunidade de demonstrar os seus talentos, suas ideias e suas metodologias, o que é muito importante para o momento histórico que passa o país, de elaboração de um currículo que vai nortear o trabalho em sala de aula de cada professor.

“Nas andanças em cada cidade nós temos percebido o quanto esse movimento tem mobilizado professores, diretores e a gestão em geral, e o quanto que estamos conseguindo mobilizar as secretarias de educação através dos seus dirigentes e prefeitos para tentar mudar a realidade do ensino no nosso estado. Este momento é privilegiado, onde cada um de nós podemos contribuir e receber contribuições, criticar e ser criticados, para juntos sairmos com um documento que é nosso, onde cada um de nós vai poder se identificar e identificar o nosso povo na hora de ministrarmos aula, do ensinar e do aprender”, disse ela.

“Nós ficamos felizes e sentimos que esse momento é muito importante para a nossa cidade e para a nossa região, porque é um momento que vai deixar muitos frutos e está sendo impar no sentido de socialização dos conhecimentos, socialização dos currículos, contribuição para a formulação desse currículo com a participação de todos”, reiterou a Articuladora Regional da Seduc, em Santa Inês, Linete de Jesus Colares Nogueira.

Até o final do ano ainda acontecerão Seminários Formativos em São Luís, dias 06 e 07 de dezembro, em Imperatriz e em Balsas, em datas ainda a serem definidas pela organização do evento.

Texto: Letícia Pinheiro
30/11/2018