19/09/2015 12:45 am

Eixo Avaliação Institucional e da Aprendizagem

A avaliação constitui-se como um instrumento importante para o alcance dos objetivos do governo, pois ela prevê o envolvimento e o comprometimento de todos para a realização das responsabilidades educacionais. Constitui-se, ainda, como um processo necessário da administração, condição para a melhoria do ensino e exigência da democratização. Trata-se de uma ferramenta da gestão democrática e participativa que possibilita a obtenção e o processamento de informações sobre um dado conjunto de indicadores relacionados diretamente com a qualidade do processo de ensino e aprendizagem das escolas públicas estaduais.

O objetivo da avaliação institucional e de aprendizagem é elevar o padrão de qualidade da Educação Básica Maranhense.  Para tanto, o esforço empreendido dar-se-á pela articulação e coordenação de ações estratégicas entre o Governo e os municípios, na formulação, implantação e implementação de políticas educacionais, assim como pela participação de todos os sujeitos sociais envolvidos com as instituições escolares (gestores regionais, gestores escolares, supervisores, professores, educandos, pais, etc).

Vale ressaltar, ainda, que a avaliação institucional deve estar integrada ao projeto político pedagógico da escola, assim como aos planos de trabalho e de ensino, que devem ser avaliados sistematicamente, de modo que a escola possa analisar seus avanços e identificar aspectos que merecem reorientação. Isso deve ocorrer tanto na concepção da avaliação a que se pretende como em sua implementação, considerando todos os sujeitos sociais envolvidos como participantes ativos e protagonistas na sua diversidade e singularidade.

Ações:

Ação de fortalecimento do IDEB nas SEMEDs dos 30 municípios de menor IDH e  nas Escolas  do sistema Estadual;

Formação na área de avaliação  de aprendizagem;

Implantação do Índice de  Desenvolvimento da Educação.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI