O compromisso político e pedagógico da gestão participativa e democrática assumido no projeto da Macropolítica/Programa Escola Digna, se reflete na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Nesse sentido, é percebida pela SEDUC, a necessidade de ações emergenciais que impactem nos resultados e que corroborem e levem a melhoria dos indicadores educacionais do Maranhão. Nessa ação político-pedagógica, de caráter emergencial está o papel do gestor na organização, administração e gestão do processo de tomada de decisões por meio de práticas participativas e democráticas.
O Processo de gestão democrática e participativa está situado nos eixos estruturantes e nas ações estratégicas da Macropolítica/Escola Digna para expressar o compromisso politico com a qualidade da educação pública do Estado do Maranhão.
Do ponto de vista organizacional, a gestão escolar necessária que o Projeto da Macropolítica/Escola Digna idealiza é aquela que rompe com as práticas individualistas e leva a produzir melhores resultados de aprendizagem dos estudantes.
Ações:
Processo seletivo para a função de gestor escolar (Eleição de gestores);
Formação Continuada de gestores escolares;
Acompanhamento das ações via plano diretor;
Recuperação da Rede física escolar do Estado ;
Formação dos gestores e dos diretores de educação das UREs.
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