A estudante Yanca da Conceição Costa, 2° ano, do Centro de Educa Mais Estefânia Rosa, escola da rede estadual de ensino integral localizada no bairro Turu, integra o grupo composto por 28 estudantes que participaram do projeto Novos Caminhos, trabalhado como eletiva na escola. Nesta terça-feira (4), a escola recebeu um consultor do Prêmio Innovare para conhecer de perto a iniciativa que trabalhou no ambiente escolar e na comunidade a promoção da justiça e acesso a direitos. “Hoje sei dos meus direitos e deveres e posso transmitir isso para outras pessoas. Foi muito importante para mim”, disparou Yanca.
O ‘Novos Caminhos’ é um projeto de extensão do curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), desenvolvido pela universidade em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que trata de questões sensíveis e demandas urgentes da sociedade brasileira, todas perpassando o acesso à justiça.
“Somos de universidade pública e temos o compromisso ético com a escola pública. O vídeo produzido durante o projeto é o ponto de partida para mobilização social e promoção da justiça e acesso a direitos. Apresentamos o projeto primeiramente na UEMA e decidimos apresentar à Secretaria, para ser trabalhado nas escolas de educação integral, em disciplina eletiva”, explicou o professor de Direito da UEMA, Jean Carlos Nunes.
“A Seduc sempre nos deu abertura para ampliar para outras escolas, mas preferimos trabalhar como piloto em duas escolas. Mas, no segundo semestre, partiremos para 15 escolas, desse modelo de ensino integral”, completou o professor Yuri Costa da UEMA.
Participaram também da apresentação do projeto nesta terça, a representante da UEMA Net, Cristiane Peixoto; Ádria Aquino, supervisora de gestão escolar da Seduc; a gestão da escola, professores, universitários e estudantes envolvidos no projeto.
“O acesso à justiça passa pelo reconhecimento dos direitos dos estudantes. A Seduc tem, hoje, 36 Centros Educa Mais e mais 13 unidades plenas do IEMA, com oferta de educação integral e que trabalham temáticas importantes para a formação cidadã. A ideia da Secretaria é replicar esse projeto para toda a rede, inciando pelas escolas de tempo integral, nas eletivas, e depois nas escolas regulares”, ressaltou Ádria Aquino.
A gestora Claudiana Pereira de Sousa destacou a importância do projeto para a escola. “Quando essa iniciativa chegou à escola, vimos o desafio de trabalhar a temática e aliar ao projeto de vida dos estudantes, que foi bem acolhido na escola. Um total de 28 estudantes participou da eletiva. A nossa proposta é levar para toda a escola”, apontou.
O professor Rodrigo Reis, biólogo e mestre em ecologia, juntamente com a professora de Inglês, Rosângela Schalcher, foram os responsáveis pelo trabalho com os alunos na escola. “Nós buscamos uma metologia que impactasse a vida dos alunos, relacionando a temática aos sonhos deles. Os estudantes gostaram muito do trabalho e querem que a eletiva continue”, disse.
Emocionado, o estudante Rhyan Phelipep Teixeira Silva, 2° ano, enfatizou a relevância do projeto para sua formação. “Quando estava participando do projeto lembrei de uma experiência que tive em outro país e a diferença que há em relação ao nosso. Aprendi com a eletiva que não devemos ficar na nossa zona de conforto, com pequenos atos podemos mudar a sociedade. Nós somos o futuro e temos problemas na nossa comunidade que podem ser melhorados. Além da teoria, vivenciamos situações onde tivemos que expor nossa opinião. Precisamos nos levantar para mostrar à sociedade suas necessidades básicas e seus direitos”, finalizou.
O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. O projeto Novos Caminhos participa do Prêmio Innovare na categoria Justiça e Cidadania, que contempla iniciativas que contribuam para o melhor funcionamento da Justiça, desenvolvidas por profissionais de qualquer área do conhecimento. A Comissão Julgadora do Innovare é formada por ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Poder Judiciário brasileiro.
A visita à escola foi a etapa final de avaliação do projeto. Os consultores do Innovare analisaram a prática do projeto, levando em consideração os critérios de: eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização.
Fonte: Seduc
Fotos: Antonio Martins
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI