22/07/2016 9:10 pm

Em diálogo permanente com comunidade escolar, Governo do Maranhão implementa avanços na educação

Eleições para gestores escolares demarcaram participação popular na gestão da educação

A educação ao alcance de todos, com participação da sociedade e inclusão social. Um modelo de gestão democrática implantada pelo Governo do Maranhão, que contempla de verdade todos os atores da comunidade escolar. O foco das medidas da gestão nesta área tem se pautado no trabalho integrado de quem faz a educação. Professores, estudantes e pais de alunos têm, hoje, oportunidade real de conduzir o processo de estruturação escolar, interferir com poder de fala nas decisões sobre a gestão das unidades e elaborar programas educativos para aplicação na rede de ensino.

Uma das ações de maior efeito e resultado é a mudança no processo de eleição dos diretores das escolas. Agora, quem escolhe é a população e os próprios professores e alunos. O processo regulamentado pelo governador Flávio Dino, aplicado já no primeiro ano da gestão, em 2015, elegeu democraticamente gestores de 455 escolas da rede estadual de ensino. Participaram diretamente das eleições mais de 400 mil pessoas da comunidade escolar maranhense. Nas demais unidades, por falta de quórum e candidatos não habilitadas ou sem chapas, haverá nova eleição até dezembro.

O secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão, destaca a estratégia de planejamento da gestão para elevar os níveis de excelência e resolutividade na área. Ele avalia que a efetiva participação popular é o elemento mais significativo da administração escolar. “É dessa forma, com o apoio das comunidades escolares, que o governo Flávio Dino vem conduzindo a Educação e formulando as estratégias e têm alcançado êxito. Esse projeto de gestão é realizado com total e direto apoio da comunidade escolar, que agora tem vez e voz sobre as decisões”, pontuou.

Professora há oito anos, Nilcimar Velozo, 31 anos, ressalta as mudanças positivas vividas no atual cenário da educação. “A gestão democrática chega em um momento oportuno em que se tem a necessidade cada vez maior da participação efetiva de pais, alunos e professores nos processos decisórios da escola e na validação do planejamento do Plano Pedagógico Anual (PPA)”, afirma.

Professora da Unidade Regional de Educação de Codó, Fátima de Abreu, destaca que o permanente diálogo com professores, alunos e pais representa um novo momento para a educação do estado. “Hoje o cenário da educação do nosso Estado está passando por um processo inovador e configurando-se de forma autêntica, com propósitos mais sólidos e ações inclusivas”, ressaltou.

O diálogo com professores, alunos e pais é permanente e se materializa nas diversas reuniões agendadas para debater a educação no Estado, além de visitas às unidades. Esta semana, em mais uma rodada de conversas, o governo reuniu com gestores de seis escolas onde foram colocadas sugestões, demandas e considerações sobre melhorias nas unidades.

“O diálogo é contínuo e tem como principal objetivo manter estreitos os laços com os atores da comunidade escolar e temos conseguido o retorno dos gestores, e, assim, alinhado as políticas que devem ser executadas”, reiterou Felipe Camarão.

O projeto de diálogo integrado é reforçado com a realização de ações diretas como o ‘Mais gestão: programa de formação de gestores escolares’. Consiste em momento de capacitação voltado para os professores da rede estadual, que têm a chance de ampliar conhecimentos em cursos de formação continuada. A capacitação é também um dos requisitos para concorrência nas eleições de gestor escolar. Iniciado ano passado, o Mais Gestão terá mais uma etapa em agosto deste ano. “Podem participar candidatos ou não às eleições escolares. Queremos reunir o maior número possível de educadores nesta importante ação”, enfatizou o secretário de Educação.

Prioridade

A participação popular como marca da gestão é enfatizada fortemente também durante as diversas escutas territoriais realizadas ao logo do governo. Nestes espaços de debates, a comunidade reforça a preocupação com a melhoria e qualidade da educação e contribui na elaboração das políticas públicas.

Nas conversas, ações de reforma de escolas – como revisão das instalações elétricas, climatização, instalação de laboratórios de informática e ciências, renovação do acervo das bibliotecas, equipamentos mobiliários, quadras poliesportivas e internet – são as principais proposições relatadas.

Como resultado desse diálogo com professores e alunos, o Governo reconstruiu onze escolas elencadas pela população como prioridade. Estas escolas estão localizadas nos municípios de São Mateus, Imperatriz, Porto Franco, Balsas, Riachão, Tutóia e Belágua. Com as obras executadas pelo Governo do Estado, as unidades ganharam telhados e pisos recuperados, instalações hidráulicas e elétricas renovadas, pintura das paredes, instalações de ar condicionado nas salas de aula, instalação de novos quadros, reforma de banheiros, troca de portas e de luminárias, instalação da subestação de energia elétrica, e, em algumas unidades, adequação dos espaços de lazer, além de reforma das quadras.

Fonte: Secap
Texto: Sandra Viana