4/08/2016 3:16 pm

Em Pinheiro, reforma de escola traz mais esperança e estímulo para estudantes e educadores

“A reforma deu cara nova para a nossa escola. Antes a gente não tinha nem ventilador, agora temos salas climatizadas. Sei que isso vai influenciar muito no nosso aprendizado e por isso só temos a agradecer”, disse Ramon Ramos, estudante do 3º ano do Ensino Médio, do Centro de Ensino José de Anchieta, no município de Pinheiro, escola entregue pelo Governo do Maranhão na última sexta-feira (29), como parte do amplo programa de construção e reconstrução das unidades educacionais da rede estadual, o Programa ‘Escola Digna’.

O C.E José de Anchieta, fica no Campinho, um dos maiores bairros da cidade de Pinheiro. É uma das maiores e mais tradicionais escolas públicas do lugar. Com 40 anos de história, tem uma grande relevância no contexto educacional da cidade, mesmo assim, há 13 anos a escola não passava por uma reforma, de fato, estruturante.

A obra realizada pelo Governo do Maranhão beneficia diretamente mais de 900 estudantes, além de professores e funcionários. A reforma incluiu  a recuperação do telhado, troca de piso, instalações hidráulicas e elétricas renovadas, pintura das paredes, instalação de aparelhos de ar condicionado, novos quadros, reforma de banheiros, troca de portas, janelas e de luminárias, instalação da subestação de energia elétrica e nova adequação dos espaços de lazer, além da aquisição do novo mobiliário.

IMG-20160803-WA0041

A reforma do C.E José de Anchieta, que representa um investimento de R$ 1.756.501 é a concretização de um sonho e o começo de uma nova história para a comunidade escolar e população de Pinheiro.  “Estamos vivendo um momento novo de festa por conta da reforma desta escola, em que toda a comunidade escolar e a sociedade de Pinheiro saem ganhando. A nossa escola já passou por várias reformas ao longo da sua história, mas, nenhuma deste porte. Estamos realmente felizes e maravilhados”, enfatizou a gestora Heloisa Helena Ribeiro Moraes.

O professor Ribamar Dias, que é gestor da Unidade Regional de Pinheiro, também é pai de uma aluna da educação especial e traduziu o sentimento da comunidade escolar.  “Esta reforma representa o resgate da autoestima e da cidadania de estudantes e de professores. Era um sonho antigo da comunidade escolar. Eu falo não só como gestor da URE de Pinheiro, mas, como pai de aluno. Sei que agora a minha filha e os demais alunos terão uma escola melhor, mais estruturada, com condições de oferecer um ensino de mais qualidade”, destacou Ribamar Dias.

IMG-20160803-WA0039

Até agora o governo já entregou 43 escolas reformadas, reconstruídas e reequipadas com mobiliários novos, beneficiando mais 30 mil estudantes, em 26 municípios. Até o fim desta primeira fase do programa ‘Escola Digna’, serão reconstruídos e reformados mais de 60 Centros de Ensino, em 39 municípios de diversas regiões do estado. Os investimentos na ordem de R$ 90 milhões irão beneficiar diretamente mais de 40 mil estudantes, além de professores e funcionários das unidades escolares.

“É mais conforto, inclusão e muito mais esperança na construção de uma educação de qualidade, que chegam a milhares de crianças, adolescentes, jovens e adultos nos mais diversos cantos do Maranhão. O governador Flávio Dino tem trabalhado desde o primeiro dia de sua gestão para melhorar a educação deste estado”, pontuou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Fotos: Divulgação

4/08/2016 3:16 pm