“Eu acredito na escola, na educação como caminhos imprescindíveis para o progresso, o que envolve uma opção consciente racional, mas também uma opção afetiva. É preciso sentir alegria e o que é representar a esperança de milhões de pessoas. E o nosso Governo foi feito assim, com ideias, ação, determinação, coragem, mas acima de tudo com sentimento. A escola pública é um espaço que permite que estudantes se capacitem para ajudar a sociedade, para que tenhamos um progresso verdadeiro”, ressaltou o governador Flávio Dino.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que tem andado pelo Maranhão inteiro entregando obras educacionais para a população, falou dessas ações do Governo que vêm transformando o Maranhão. “Essas ações demonstram a preocupação do governador Flávio Dino e do vice-governador Carlos Brandão, que estão trabalhando sempre para transformar o Maranhão, por meio da educação”, emitiu.
Logo no início da semana o município de Tutoia recebeu a Unidade Plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Casemiro de Abreu, uma obra de grande importância para o município. A escola atenderá 480 estudantes com ensino em tempo integral e profissional, que ofertará cursos técnicos em Administração, Enfermagem, Guia de Turismo e Gastronomia.
O estudante do 3° ano do ensino médio, Muriel Lima, expressou gratidão e falou do orgulho em fazer parte do IEMA. “São esperanças, novas oportunidades, porque iremos estudar em uma escola maravilhosa, com biblioteca, laboratórios e espaços amplos. Somos só gratidão, esse espaço irá melhorar muito o nosso aprendizado. Hoje temos orgulho de dizer que somos estudantes do IEMA Casemiro de Abreu”, comemorou.
No município de Brejo, a comunidade escolar comemorou a entrega do Centro de Ensino Cândido Mendes, que foi totalmente reformado pelo Governo do Estado. A escola foi construída em 1942 e a população aguardava há anos por essa reforma. O prédio escolar possui 8 salas de aula, midiateca, laboratório de Ciências, entre outros espaços confortáveis, para atender 600 estudantes em três turnos, com a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turno da noite.
“Essa reforma representa muito para toda a comunidade brejense, em especial para a comunidade escolar do CE Cândido Mendes, porque há muitos anos esperávamos por essa reforma. Agradecemos ao Governo do Estado, por ter reformado a nossa escola. Estamos recebendo um prédio novo, bonito, com todos os equipamentos novos e estamos muito satisfeitos e felizes”, expressou a gestora geral do CE Cândido Mendes.
Em Cândido Mendes, a população comemorou a primeira quadra poliesportiva coberta do município, que foi entregue pelo governo nessa quarta-feira (23). A quadra fica no CE Djalma Cruz, escola da rede estadual que atende 650 estudantes. O nome dado à quadra é uma homenagem póstuma ao professor de Língua Portuguesa, Matusalém Gama, que trabalhou por vários anos na escola.
A viúva do homenageado, Iraneide Marinho Gama, expressou felicidade pela iniciativa do governo em reconhecer a importância do trabalho do professor para o município. “Estou muito feliz por essa homenagem feita ao meu marido, o professor Matusalém, que trabalhou nesta escola, e foi um excelente professor. Eu e a minha família agradecemos por essa honra. Muito obrigado”, agradeceu.
A cidade de Cajapió também recebeu benefícios do Governo do Estado, com a entrega da reforma do CE Maria de Jesus Padilha, Anexo I, com quadra poliesportiva e quadra para futebol de areia. A escola atende 297 estudantes e possui 6 salas de aula climatizadas, bibliotecas, cozinha, banheiros acessíveis, além de outros espaços para oferecer conforto a toda comunidade.
Durante a entrega do prédio escolar, a gestora Conceição de Maria Padilha Sampaio, disse que agradecer o Governo do Estado é pouco diante de tantos benefícios conquistados. “Agradecer é pouco diante da imensidão do benefício que recebemos aqui. Uma reforma, a construção de duas quadras e as nossas mobílias. Hoje foi um sonho realizado, fiquei emocionada”, exprimiu.
Escolas de substituição a espaços inadequados
Uma das grandes marcas do Programa Escola Digna é a construção de prédios escolares para serem doados às redes municipais, em substituição a espaços inadequados que funcionam como escolas. Quem comemorou o recebimento de mais uma escola, foi o município de Bom Lugar. Os moradores do Povoado Vertente receberam a Unidade Escolar São Francisco, uma escola digna, com espaços adequados e confortáveis para a prática do ensino e que ajudará no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem de muitas crianças da região.
Francivane Maria, mãe de estudante, agradeceu em nome de todas as mães da comunidade Vertente, a entrega da escola, que ajudará no fortalecimento da educação de seus filhos. “A gente gostaria de agradecer a inauguração dessa escola linda que foi entregue para ajudar na educação de nossos filhos, muito obrigado”, exprimiu.
Outros municípios contemplados
Também foram beneficiados com obras educacionais, entregues pelo Governo do Estado, as cidades de Poção de Pedras, Olho D’Água das Cunhãs, São Bento, Pinheiro, Peri-Mirim, Paulo Ramos, Matinha, Timbiras, Gonçalves Dias, Tuntum, Dom Pedro, Peritoró, Lago Verde, Pedro do Rosário, Olinda Nova, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão, São Francisco do Maranhão, São Luís e São José de Ribamar.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI