28/03/2023 3:28 pm

Encontro da Educação e Ciclo do Pacto pela Aprendizagem têm início em São Luís

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início ao Encontro da Educação: Juntos pela Alfabetização das Crianças e Erradicação do Analfabetismo de Jovens e Adultos no Maranhão; e ao Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem, com dois eixos de trabalho: Educação Infantil e Alfabetização. Os eventos são realizados até esta sexta-feira (31) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Luís, e são destinados a Articuladores Pedagógicos Municipais (APMs) e Regionais (APRs).

Até esta quarta-feira (29), os profissionais participarão das atividades relativas à Educação Infantil; e até sexta-feira (31) das atividades ligadas ao eixo Alfabetização. Na segunda-feira (27), a programação iniciou com uma plenária com a participação de todas as 19 Unidades Regionais de Educação.

Durante toda a programação, acontecerão plenárias, painéis temáticos, oficinas pedagógicas, exposição interativa, dentre outras atividades, que irão fortalecer a educação nos 217 municípios do estado. Após o período formativo, os professores participantes atuarão como multiplicadores nos seus municípios de origem.

A supervisora do Regime de Colaboração da Seduc, Daiane Marinho, ressaltou que os encontros fortalecem o regime de colaboração com os municípios e ajudam na qualificação dos participantes. “O objetivo desse evento é fortalecer as ações do regime de colaboração com a equipe dos municípios, para promover qualificação e aperfeiçoamento profissional dos participantes”, destacou.

A Articuladora Pedagógica Regional, Cláudia Luz, enalteceu a importância do evento na formação dos educadores. “O momento é ímpar para a educação do Maranhão porque envolve uma formação com as regionais de educação de todo o estado nos eixos da Alfabetização e da Educação Infantil. Esses temas são importantes e indissociáveis nesse currículo da educação”, observou.

Para a Articuladora Municipal de São Mateus, Francisca Elza, a perspectiva é inovar em sala de aula com os novos conhecimentos. “Esse evento é de grande importância, aqui adquirimos um conhecimento fundamental para levar aos munícipios e inovar na educação infantil, com novas estratégias, novas tecnologias, aprendendo com professores doutores na área da educação um novo formato de como trabalhar na educação infantil, observando a vivência das crianças. Sem dúvida, um encontro bem proveitoso para todos nós”, destacou.

Segundo dia

Nesta terça-feira (28), no segundo dia do Encontro Estadual do Pacto pela Aprendizagem, foi realizada a plenária com o tema “Atendimento em Creche: o desafio de uma Educação Integral de 0 a 3 anos”, com a participação das gestoras dos Centros de Educação Integral Creche da Liberdade e Creche do Centro, Márcia Porto, Lilian Lemos, Danielle Veras e Ilana Sousa.

No Miniauditório do Centro Pedagógico Paulo Freire foi realizada a oficina pedagógica com o tema “Currículo, Planejamento e Avaliação no Cotidiano da Escola da Infância”. Já no Centro de Convenções ocorreram plenárias, onde foram discutidas temáticas relativas aos desafios educacionais das Redes Municipais, com os temas “O Direito à Educação: do acesso à garantia de aprendizagem com equidade” e “Os critérios de distribuição do ICMS no Maranhão”. As palestras foram proferidas pelas representantes do Unicef, Ofélia Silva e Lissandra Leite; e pelos professores João Paulo (superintendente de Regime de Colaboração) e Pedro Alcântara (supervisor de Avaliação), ambos da Seduc.

Marliete Lacerda, APM em São Domingos do Azeitão, acredita que as oficinas contribuirão para a melhoria da Educação Infantil. “É de grande valia o que estamos recebendo do Governo do Estado para que a gente leve aos nossos municípios, compartilhando com nossos professores para a melhoria da educação infantil”, avaliou.

Encontro de Educação

Nesta quarta-feira (29), será realizado o Encontro da Educação: Juntos pela Alfabetização das Crianças e Erradicação do Analfabetismo de Jovens e Adultos no Maranhão, também no Centro de Convenções da UFMA, com a presença do vice-governador do Maranhão e secretário de Educação, Felipe Camarão, e dos secretários municipais de educação dos 217 municípios maranhenses, além de APMs e APRs.

Mais fotos:

Fonte: Seduc