3/04/2023 12:49 pm

Encontro da Educação e Ciclo do Pacto pela Aprendizagem têm presença de grande público

Mais de mil pessoas, entre professores, Articuladores Pedagógicos Municipais (APMs) e Regionais (APRs), e secretários Municipais marcaram presença no Encontro da Educação: Juntos pela Alfabetização das Crianças e Erradicação do Analfabetismo de Jovens e Adultos no Maranhão; e Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), aconteceu entre os dias 27 e 31 de março, na Universidade Federal do Maranhão, Campus São Luís.

A superintendente de Gestão do Ensino e Desenvolvimento da Aprendizagem da Seduc, Adelaide Diniz, falou sobre a formação continuada para as equipes técnicas das regionais, no cumprimento da agenda pedagógica de apoio às escolas. “Trabalhamos com aprofundamento de itinerário formativo integrado, onde nossa equipe regional levará essa formação a todas as escolas do Maranhão”, explicou.

O evento envolveu dois eixos de trabalho: Educação Infantil e Alfabetização, com vasta programação, incluindo plenárias, painéis temáticos, oficinas pedagógicas, exposição interativa, com o intuito de fortalecer a educação em todo o estado.

O Articulador Pedagógico em Urbano Santos, Edmar Pedrosa, destacou a importância do evento, no fortalecimento da conexão entre os municípios, para superar os obstáculos educacionais. “Essa ação do Pacto é muito importante pelo fato de que a articulação em todos os municípios dissemina uma perspectiva de aprendizagem e fortalece a união dos municípios, no sentido de medir esforços para combater o analfabetismo no Maranhão”, enfatizou.

Durante o evento, houve solenidade institucional, coordenada pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, com a presença de prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação (DMEs), que debateram sobre encaminhamento de pauta prioritárias para o setor educacional maranhense.

O evento teve início no dia 27 de março, com programação relativa ao eixo de trabalho da Educação Infantil, com plenárias e painéis temáticos. A programação seguiu até o dia 29 de março, com diversas atividades, entre elas oficina pedagógica e exposição interativa. Já a programação do eixo da Alfabetização teve início no dia 28 de março e encerrou no dia 31 do mesmo mês.

“É importante essa preocupação do estado em apoiar os municípios na melhoria das aprendizagens, promovendo esse suporte pedagógico. Eu acredito muito no Programa Escola Digna e no Pacto pela Aprendizagem. Tenho a convicção de que estamos no caminho certo, e iremos colher bons frutos futuramente”, ressaltou Bárbara Melo, APM em Nina Rodrigues.

O Encontro da Educação e Ciclo do Pacto pela Aprendizagem tiveram a parceria da União dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Maranhão (UNDIME/MA), do Laboratório de Educação, da Eneva e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

03/04/2023
Fotos: Aretha Ramos