7/07/2016 12:05 am

Encontro de conselhos municipais de educação do Maranhão começa nesta quinta-feira (7)

Os Conselhos Municipais de Educação e a Garantia de Marcos Legais”, com este tema, acontece nesta quinta (7) e sexta-feira (8), o VI Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Estado do Maranhão, que será realizado nesta quinta (7) e sexta-feira (8), no auditório da Assembleia Legislativa, em São Luís. A abertura do evento será às 10h e contará com a presença de secretários de Educação e profissionais ligados ao setor educacional.

Com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o encontro é promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). O objetivo é discutir a implantação da Base Nacional Comum Curricular e o monitoramento dos Planos Municipais de Educação. Também pretende fortalecer a integração e a troca de experiências entre os Conselhos de Educação, além de qualificar os conselheiros municipais de educação para atuação na elaboração e acompanhamento das Políticas Públicas de Educação.

Os conselhos são espaços de participação, acompanhamento, proposição, deliberação, normatização e de controle social das políticas educacionais no âmbito dos municípios. A realização de reuniões, seminários, cursos, plenárias, fóruns, conferências, encontros, entre outros, capacitam os conselheiros como agentes sociais qualificados para atuar em suas funções.

Quinta-feira (7)
8h-Credenciamento
10h-Abertura
10h30-Palestra: “Os Conselhos Municipais de Educação e o Monitoramento da Política Educacional”
12h-almoço
14h-Painel: “Base Nacional Comum Curricular”
16h-Painel: “Rede de Monitoramento dos Planos”
18h-Encerramento

Sexta-feira (8)
9h-Palestra: “Criação do CME e a Instituição do Sistema Municipal de Ensino – da norma ao exercício das atribuições”
10h-Painel: “Elaboração de normas, atas, relatórios, portarias, pareceres, resoluções e outros documentos”
12h-almoço
14h-Relato de experiência do Conselho Municipal de Educação de Santa Luzia
15h-Palestra: “Financiamento da Educação”
16h-Palestra: “Educação Inclusiva no contexto dos municípios”
17h-Encerramento

O QUÊ: VI Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação;

QUANDO: Abertura nesta quinta-feira (07), às 10h; atividades prosseguem na sexta-feira (08), a partir das 9h;

ONDE: Auditório da Assembleia Legislativa, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em São Luís.

Contato no local: Priscila Meireles – (98) 98898-5652

Contato: Ascom/Seduc – (98) 3221-8546