8/02/2024 11:19 am

Encontro com gestores escolares marca o início da Jornada Pedagógica 2024 na URE Imperatriz

Teve início, na última quinta-feira (01), a Jornada Pedagógica 2024 na Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz, com a realização de um encontro no auditório da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), que contou com gestores escolares dos 37 centros de ensino que compõem a Rede Estadual desta URE.

O encontro teve como principais objetivos reiterar orientações pedagógicas de gestão para o ano letivo de 2024, além de acolher os novos gestores escolares eleitos para o quadriênio 2024-2027, e empossados pelo Governador Carlos Brandão no último dia 29 de janeiro, em São Luís, e homenagear os gestores que deixam os referidos cargos.

Profª Drª Orleane Santana (gestora Regional de Educação de Imperatriz) e profª Suely Leal (diretora Regional de Educação de Imperatriz) realizaram o acolhimento aos novos gestores escolares. Foto: Aparecida Marconcini Prestes/Divulgação.

Os novos gestores escolares foram recebidos em clima festivo, tanto no auditório da Uemasul (antigo prédio do Pitágoras, no Centro da cidade) quanto no Centro Educa Mais Nascimento de Moraes.

A gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana, e a diretora Regional de Educação de Imperatriz, profª Suely Leal Silva, realizaram o acolhimento dos novos gestores escolares, com agradecimentos aos gestores anteriores pela excelência do trabalho de gestão democrática realizado nas escolas estaduais.

Durante o encontro, a Profª Drª Orleane Santana apresentou aos gestores escolares o Grupo de Acompanhamento do Ensino Médio (GAEM) e o novo organograma institucional da URE Imperatriz. Já a profª Suely Leal realizou retrospectiva sobre a implementação da Reforma do Ensino Médio (REM), que começou em 2022, além de outros itens de pauta, como a apresentação do Caderno de Orientações Pedagógicas do Estado do Maranhão, o Calendário e Planejamento Escolar e direcionamentos para a Jornada Pedagógica nos centros de ensino.

Orleane Santana comentou sobre a necessidade deste encontro com a gestão das escolas. “Nós sempre fazemos esse início da Jornada Pedagógica com nossos gestores escolares porque entendemos que a partir deste momento, na próxima semana, eles irão conseguir realizar um planejamento de acolhida diferenciado para os docentes”, destacou.

Vagtonio Brandão (presidente da AGEMSUL) e Clayton Noleto (secretário adjunto de Educação da Região Tocantina) representaram o Governo do Maranhão na Jornada Pedagógica, na UREI. Foto: Aparecida Marconcini Prestes/Divulgação.

Participaram também desta Jornada Pedagógica: o secretário adjunto de Educação da Região Tocantina, Clayton Noleto; e o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AGEMSUL), Vagtonio Brandão.

O secretário Clayton Noleto destacou a importância do trabalho da URE Imperatriz e da gestão escolar para a Educação do Maranhão. “A palavra que trago é do compromisso de quem quer colaborar e contribuir para que possamos identificar demandas e atuar como elo institucional, buscando soluções junto à Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MA) e ao Gabinete do Governador. E é exatamente nessa linha que evidencio o trabalho da professora doutora Orleane e da professora Suely, que coordenam atividades como esta, mostrando que o mais importante para além do que possamos fazer em termos de estrutura é valorizarmos o trabalho dos gestores e gestoras, a responsabilidade, o compromisso e dedicação da equipe escolar na transformação na vida das pessoas”, pontuou.

A Jornada Pedagógica nos centros de ensino correspondentes à URE Imperatriz foi iniciada na última terça (6) e prossegue até esta sexta (9), sendo retomada após o Carnaval, nos dias 15 e 16/2. As aulas das escolas da Rede Estadual do Maranhão serão iniciadas no próximo dia 19 de fevereiro.

 

 

Texto e fotos: Aparecida Marconcini Prestes/Divulgação.

Revisão: Seduc.

Data: 08/02/2024.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI