22/11/2021 11:03 am

Encontro virtual com estudantes marca encerramento de atividades formativas do Projeto Trilhos da Educação

No último sábado (20), ocorreu o evento de encerramento das atividades formativas para a juventude do Projeto Trilhos da Educação. O Projeto é realizado por meio de parceria estabelecida entre a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), a Secretaria de Estado da (Seduc) e a Vale S.A e tem como objetivo fortalecer a Educação Básica nos municípios localizados nas proximidades da Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão.

O evento foi destinado aos jovens que participaram dos cursos “Protagonismo estudantil, Participação e Democracia” e “Núcleos Educomunicativos”. Durante o encontro foi lançada a revista produzida por estudantes e professores participantes das atividades. A revista é resultado do processo educomunicativo que abrange educação midiática e produção de mídias escolares, implementado no âmbito da iniciativa Trilhos da Educação, junto a estudantes e professores da rede pública estadual de ensino do Maranhão.

O processo formativo de educomunicação e a coordenação editorial da revista ficou sob responsabilidade da Viração, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua com comunicação, educação e mobilização social para a promoção e defesa dos direitos de adolescentes e jovens.

A revista, que já disponível para download, apresenta conteúdos como segurança digital, desafios da cultura digital na escola, mídias escolares enquanto ferramenta de participação juvenil, redes sociais, entre outros tópicos. O material pode ser baixado no repositório de publicações do projeto bit.ly/publicacoestrilhos, que contém, além da revista, publicações sobre letramento em língua portuguesa e matemática, sequências didáticas para o ensino médio, gestão democrática da escola e protagonismo juvenil, direitos humanos, e temas relacionados a promoção e prevenção da saúde mental na escola, como a ansiedade/depressão, drogas, violências e bullying

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI