5/10/2015 1:36 pm

Entidades educacionais reativam Fórum Permanente de Formação Continuada no MA

Entidades que atuam no setor educacional e na formação docente no Maranhão reativaram o Fórum Permanente de Apoio a Educação Continuada do Estado do Maranhão durante reunião, na quinta-feira (1º), em São Luís.

O fórum é composto pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Conselho Estadual de Educação, Universidade Aberta do Brasil, entre outras.

Criado em 2009, o fórum promove a qualificação permanente dos profissionais que atuam nas series iniciais, ensino médio, técnico, educação de jovens e adultos do sistema estadual do ensino básico. “A formação é instrumento fundamental para o educador e para a melhoria da educação”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, falando também sobre a preocupação do governo Flávio Dino em garantir uma educação de excelência aos maranhenses.

“O Fórum estava com suas atividades paralisadas e, como parte importante para a qualificação dos professores do sistema estadual de ensino, houve sensibilização dos parceiros, que compõem a entidade no sentido de reativá-lo”, explicou Raimunda Marinho da Ufma.

Para a representante da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Socorro Fortes, o fórum fortalece, especialmente, o ensino médio. As reuniões do fórum devem ser estabelecidas por critérios a serem definidos pela nova composição.

Uma das metas do Fórum consiste na unificação das propostas dos planos municipais, estaduais e nacional de educação de forma articulada para fortalecer os pactos educacionais.

Fotos/Lauro Vasconcelos Secretária Áurea Prazeres destaca importância da reabertura do Fórum Permanente de Apoio a Educação Continuada

Fotos/Lauro Vasconcelos