10/11/2021 5:23 pm

Entrega de publicações do Trilhos da Educação marca o 3° dia de encontro do Pacto pela Aprendizagem

Articuladores Pedagógicos em encontro formativo do Pacto pela Aprendizagem, na UFMA

Nesta quarta-feira (12), durante a programação do Seminário Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem – Eixo Alfabetização, que aconteceu no Centro Pedagógico Paulo Freire, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Vale e a Faculdade Latino Americana (Flacso) fizeram a entrega simbólica à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de nove publicações produzidas por meio do Projeto Trilhos da Educação.

As obras, que estão disponíveis no site da Seduc, são destinadas, principalmente, a aproximadamente 7 mil professores e gestores e mais 97 mil alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º do Ensino Médio das escolas da Rede Estadual de Ensino situadas nos 24 municípios ao longo da Estrada de Ferro Carajás.

As publicações, produzidas nos últimos nove meses, têm foco nos conteúdos de Letramento em Matemática, Português e sequências didáticas para o Ensino Médio (3 livros), Direitos Humanos e Protagonismo Estudantil (2 livros) e o Emaranhando Vidas abordando temas como ansiedade e depressão, bullying e violência no contexto escolar (4 livros). O conteúdo constante nas publicações foi a base das formações dos professores inseridos no Pacto Pela Educação.

Participaram da solenidade de entrega: o subsecretário da Seduc, Danilo Moreira; a secretária adjunta de Gestão da Rede de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Nadya Dutra; a chefe de Relações Institucionais da Vale S.A, Vanessa Tavares; a coordenadora do Projeto Trilhos da Educação, Bárbara Nonato; e a gerente de Educação e Cultura da Fundação Vale, Fernanda Fingerl.

“Essa parceria com as instituições tem promovido uma série de cursos, formação e produção de materiais de estudo, que vão ser utilizados por estudantes, professores e gestores das escolas da rede estadual. As publicações estão voltadas para os direitos humanos, participação estudantil, e o Emaranhando Vidas, que trata de questões psicológicas e que ficou muito latente na pandemia. Há também material tratando de questão até mesmo de ordem prática, como letramento em Português e Matemática. Esses documentos e conteúdos irão melhorar a qualidade da educação nos municípios”, emitiu Danilo Moreira.

“Uma ação extremamente relevante para a educação do Maranhão, incluindo o poder público, a iniciativa privada e sociedade civil. Esse projeto consolida o trabalho de todo um ano e contribui para os indicadores educacionais. É um momento delicado de retomada, a Secretaria de Educação está estudando os impactos, mas claro que todos os segmentos precisam se unir. É uma honra para a Vale contribuir com mais esse projeto de educação, especialmente nesses 24 municípios”, expôs Vanessa Tavares, Relações Institucionais da Vale.

A coordenadora de Articulação de Gestão Interna do Projeto Trilhos da Educação, Bárbara Donato, falou da entrega das publicações e de sua importância para a melhoria da educação nos municípios. “Hoje estamos fazendo a entrega oficial dessas publicações e avaliamos como importante esse momento, porque é o resultado de um trabalho conjunto entre essas três instituições, que produziram, neste último ano, publicações, que versam sobre diversos temas, para melhorar a relação no contexto escolar”, disse.

Bolsa Auxílio Educacional

Na oportunidade, a secretária adjunta Nádya Dutra, em nome do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, deu boas-vindas aos mais de 400 educadores/bolsistas selecionados no primeiro edital fruto da Lei de nº 319/2021 que instituiu, no âmbito do Programa Escola Digna, o Bolsa Auxílio Educacional.

“Vocês são frutos de um momento histórico! Nós caminhamos esse tempo todo à espera desse momento, onde nós tivéssemos, no nosso território, bolsistas para trabalharem a educação nessa perspectiva do Regime de Colaboração. […] O Maranhão foi buscando construir o seu caminho, e aqui destaco a liderança do governador Flávio Dino, que sempre teve o entendimento de que a decisão política do Poder Executivo seria fundamental para nós termos o Regime de Colaboração no estado. E graças a esse entendimento esse momento está sendo possível”, destacou Nádya Dutra.

Encontros Formativos

O Seminário Formativo Estadual e o Encontro Presencial promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que têm foco na reflexão sobre os eixos da alfabetização e Educação Infantil e no fortalecimento das ações do Pacto pela Aprendizagem, continuam até sexta-feira (12).

Um dos momentos mais ricos na manhã desta quarta-feira foi a palestra com professora Thereza Penna Firme, PhD em Educação e Psicologia da Criança e do Adolescente pela Universidade de Stanford, Califórnia, Consultora Nacional e Internacional em Avaliação, dentre outras qualificações. Ela proferiu a palestra “O Sentido da Avaliação no Ciclo de Alfabetização”.

“O Maranhão tem dado exemplo com o trabalho que vêm desenvolvendo na educação. Eu espero que vocês, realmente, mantenham essa força que vocês têm agora. Cuidem bem da sua saúde, porque vocês são fundamentais para o Brasil nesse momento”, destacou a palestrante.

Para a professora Joana Pereira Sousa, que é articuladora do município de Porto Franco, o encontro acrescenta muito ao trabalho que realizará na sua cidade com intuito de colaborar com o desenvolvimento da educação no Maranhão.

“Levamos desse encontro de formação um fortalecimento para as ações desenvolvidas nos municípios. Sabemos que a pandemia deixou uma lacuna muito grande nesse processo de aprendizagem. As ações apresentadas aqui nos direcionam para desenvolver estratégias de melhorias na aprendizagem de nossas crianças, e ajudarão a elevar os índices educacionais nos municípios”, expressou.

Já a professora Maria Glória Veras, de Grajaú, chegou para o encontro cheia de disposição para adquirir mais conhecimento e ajudar a transformar o processo educativo de meninos e meninas do Maranhão.

“Todo o período que estivemos fora da sala de aula o Estado esteve presente, nos auxiliando, com projetos para serem desenvolvidos nos municípios e sem dúvida foi de grande valia nesse período de pandemia. Agora proporciona esse seminário, que nos ajudará em estratégias para o fortalecimento da educação de nossas crianças. Essas ações, desenvolvidas aqui, vêm ao encontro das necessidades de professores e alunos”, exprimiu.

Mais fotos:

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
10/11/2021

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